Leandro Alvares
Principal novidade na linha 2014 do Chevrolet Onix, o câmbio automático de seis marchas caiu como uma luva no hatch, deixando-o mais prático para encarar o trânsito nas cidades. Opcional de R$ 3.500, a caixa está disponível para as versões com motor 1.4 flexível – de até 106 cv com etanol – do sexto colocado no ranking de vendas de carros zero-km do País.
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Na opção LT, o Onix automático tem tabela de R$ 43.390. Na LTZ, de topo e avaliada pelo Jornal do Carro, o preço sugerido é de R$ 47.190. Além da transmissão que dispensa o pedal da embreagem, o novo pacote inclui controle automático de velocidade no volante.
Na prática, a segunda geração do câmbio GF6 – que recebeu nova calibragem, segundo a GM – agrada o motorista com trocas suaves e bom aproveitamento da força do propulsor 1.4, que entrega 13,9 mkgf às 4.800 rpm. A agilidade é satisfatória em acelerações e retomadas, mas nesse tipo de situação o condutor sente alguns “soluços” (toleráveis) durante as mudanças de marcha. Tal como nos “irmãos” Cruze, Sonic e Spin, há opção de trocas sequenciais por um pouco ergonômico botão na lateral da alavanca.
O único detalhe do Onix automático que pode incomodar os ocupantes é o excesso de ruído do motor ao se pisar fundo no pedal da direita. No mais, o hatch preserva as virtudes, como o acerto firme e confortável das suspensões, e deslizes, como a forte rolagem da carroceria em curvas, o posicionamento ruim das maçanetas internas, a falta de um botão de controle do som no volante e a posição muito elevada de dirigir.