Câmeras flagram acidente espetacular em Rio Branco
Sedã HB20S praticamente "voa" contra outro carro e por muito pouco não atinge um pedestre
Por
Redação
13 de jul, 2017 ·
3m de leitura.
Boa parte dos acidentes de trânsito envolve algum grau de abuso de velocidade. Mas os mais graves de todos são aqueles em que uma das partes envolvidas é um pedestre, que estava no lugar errado ou simplesmente não tinha culpa alguma.
Um acidente de proporções catastróficas foi flagrado por câmeras de segurança em Rio Branco, no Acre. As imagens da primeira câmera mostram um sedã Hyundai HB20S em desabalada carreira atravessando uma praça em linha reta e avançando sobre outro veículo que transitava em uma via adjacente. O segundo carro rodopia e o sedã voa sobre a calçada, até se chocar com uma casa.
Se essas imagens já são suficientemente impressionantes, o ângulo mostrado pela segunda câmera é estarrecedor: percebemos que o Hyundai voa sobre um pequeno comércio. Um rapaz do lado de fora da loja, de costas para a via, conversa com alguém do outro lado da grade e, por uma fração de segundos, escapa de morrer esmagado pelo automóvel.
Não se sabe por que o Hyundai estava em tão alta velocidade, mas dá para perceber que o motorista não parou de acelerar mesmo após avançar sobre a praça. E não é exagero dizer que o rapaz na porta da loja nasceu de novo após o episódio.
GALERIA: carros que pagaram mico em testes de segurança
1/8
FORD MUSTANG
Infelizmente nem sempre carros novos lançados conseguem cumprir os padrões de segurança exigidos e pagam "mico" na hora dos testes. Um dos mais recentes foi o esportivo Ford Mustang, que conseguiu apenas duas estrelas no teste de colisão frontal realizado pelo Euro NCAP. A falta de assistentes ativos de segurança reduziu a nota do modelo.
2/8
JEEP GRAND CHEROKEE
Em 2012 a revista sueca Teknikens Värld quase capotou um Jeep Grand Cherokee no chamado teste do alce, que reproduz uma mudança de faixa abrupta em velocidades de cerca de 65 km/h. No teste, o utilitário chega a levantar as rodas do chão e só não vira por causa da rápida reação do piloto.
3/8
TATA NANO
Como vários modelos indianos, o Nano também não conseguiu nenhuma estrela em seu primeiro teste de colisão frontal. O carro mais barato do mundo foi considerado altamente inseguro para seus ocupantes.
4/8
RENAULT KWID
Prestes a ser lançado no Brasil, o Renault Kwid foi outro a não conseguir nenhuma estrela no teste de colisão frontal na Índia. O modelo de lá não tem nenhum air bag na versão básica - aqui, o modelo terá quatro em todas as versões.
5/8
TOYOTA HILUX
A Hilux foi outra a quase tombar no teste da Teknikens Värld. A revista criticou fortemente a atuação dos controles de estabilidade e tração da geração passada da picape. O modelo atual não melhorou muito o comportamento.
6/8
MERCEDES-BENZ CLASSE A
Um dos "micos" mais emblemáticos foi o do Mercedes-Benz Classe A. Em 1997, a mesma revista sueca capotou uma unidade do modelo no teste do alce. O problema forçou a marca alemã a instalar controles de estabilidade e tração em todas as versões e a revisar a suspensão do carrinho no mundo todo.
7/8
CHERY QQ
Um dos carros mais baratos do Brasil, o Chery QQ também não conseguiu nenhuma estrela no teste do Latin NCAP. O modelo testado, no entanto é diferente do vendido no Brasil, que tem air bags frontais.
8/8
CHRYSLER TOWN & COUNTRY
O teste de impacto frontal sobre apenas uma parte pequena da dianteira do carro fez várias "vítimas" no mercado americano. Um dos piores comportamentos foi o da minivan Town & Country, considerada altamente insegura nesta situação. O habitáculo não conseguiu proteger o motorista de ferimentos graves, causados pela intrusão de coluna de direção e pedais sobre os ocupantes.