O carro elétrico ganhou espaço globalmente, impulsionado por incentivos fiscais e descontos. No entanto, esses programas têm orçamento limitado. No Canadá, o programa iZEV, que oferecia até US$ 5 mil de desconto (R$ 24 mil, aprox.) na compra ou leasing de EVs, esgotou os fundos dois meses antes do previsto e não será renovado. Assim, a interrupção pode dificultar o cumprimento das metas de eletrificação do país, que exigem 20% de vendas de elétricos até 2026 e 100% até 2035.
Contudo, o iZEV deveria durar até 31 de março, mas os recursos se esgotaram antes. Em 2024, o programa distribuiu mais de US$ 927 milhões (R$ 5,4 bilhões, aprox.) para 191mil novos EVs. Embora o governo federal não tenha planos de renovação, algumas províncias ainda oferecem subsídios. No entanto, Quebec pausará seu programa de 1º de fevereiro a 31 de março, levantando dúvidas sobre a continuidade dos incentivos regionais.
Para minimizar o impacto, montadoras estão oferecendo descontos temporários. Nomes como Honda, GM, Hyundai, Mazda e Nissan anunciaram incentivos semelhantes ao iZEV em determinados modelos. O CEO da Mazda Canada criticou o governo por não cumprir sua promessa de apoiar a eletrificação, deixando as fabricantes assumirem esse papel. Toyota e Stellantis ainda não confirmaram participação nesses descontos.
Fim dos subsídios ao carro elétrico pode atrasar a adesão a EVs
Especialistas alertam que o fim dos incentivos pode desacelerar a adoção de modelos elétricos, tornando os veículos elétricos menos acessíveis para muitos consumidores. Sem subsídios, os preços podem desestimular compradores e frear a transição energética. Além disso, a infraestrutura de carregamento ainda precisa de mais investimentos para acompanhar o crescimento da frota elétrica.
Nos EUA, o crédito fiscal para EVs, que concede até US$ 7.500 para novos e US$ 4.000 para usados (aproximadamente R$ 44 mil e R$ 23 mil, respectivamente), também pode estar em risco. Uma revisão do código tributário pode eliminar subsídios considerados injustos. Além disso, a administração Trump interrompeu recentemente o repasse de fundos para infraestrutura de carregamento, o que pode afetar o crescimento do mercado de elétricos no país.
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