Nem compacto, nem médio. O mercado de sedãs tem recebido lançamentos que criaram uma espécie de faixa intermediária, em termos de porte e equipamentos. É o caso do VW Virtus, por exemplo. A Caoa Chery também quer surfar nessa onda. Seu próximo lançamento, o Arrizo 5 (a pronúncia é com um “r” só) foi revelado hoje com a missão de disputar este segmento ocupado por Fiat Cronos, VW Virtus, Toyota Yaris e Honda City.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Com 4,53 metros de comprimento e entre-eixos de 2,65 metros, o Arrizo 5 impressiona principalmente pelo acabamento bem cuidado, com bancos de couro perfurado e plásticos agradáveis ao toque. E pelo amplo espaço interno. É um daqueles carros maiores por dentro que por fora. Mesmo com os confortáveis bancos dianteiros deslizados completamente para trás, quem viaja na segunda fila tem espaço de sobra para as pernas. Se tiver mais de 1,85 metro de altura, porém, o passageiro pode acabar raspando a cabeça no teto, que tem linhas descendentes logo após a coluna B. O porta-malas, com bom acesso, leva 430 litros.
O desenho, aliás, é um dos pontos fortes do carro. Com visual elegante, o Arrizo 5 quer ter estilo europeu. A lateral tem um quê de Virtus, com vincos bem demarcados que poderiam estar num Hyundai. O terceiro volume mais curto, proporção também encontrada em Cronos e Virtus, acentua a esportividade.
A campanha da marca deve inclusive acentuar essa característica, de esportividade e prazer ao dirigir. O Arrizo 5 usa um motor 1.5 turbo flexível de quatro cilindros, que gera 150 cv com etanol (147 cv com gasolina), associado a um câmbio automático do tipo CVT. O torque, de 19,4 mkgf com qualquer dos combustíveis, surge já a 1.500 rpm.
Serão dois catálogos, RX e RXT. O primeiro traz ar-condicionado eletrônico, direção elétrica, central multimídia com tela de 7″ e espelhamento de Android e iPhone, controles de tração e estabilidade, câmera traseira, volante revestido de couro com controles de áudio, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de liga leve de 16 polegadas e computador de bordo. O de topo adiciona bancos de couro, air bags laterais, teto solar e rodas de 17″.
Preços e mercado
Os preços só serão revelados no lançamento oficial, que será feito durante o Salão do Automóvel, com vendas logo a seguir. Mas a Caoa Chery adiantou que o modelo ocupará uma faixa entre R$ 69 mil e R$ 79 mil.
A meta da fabricante é atingir um ritmo de 500 unidades vendidas por mês ao longo de 2019. Hoje, com QQ e Tiggo 2, a Chery Caoa vende 1.200 unidades mensais. Os três modelos sairão da planta de Jacareí (SP), enquanto que a fábrica da Caoa em Anápolis (GO) vai produzir os dois outros SUVs da linha Tiggo que também serão mostrados no Salão do Automóvel.