Caoa Chery Arrizo 5 chega à linha 2021 mais rápido e econômico

Com ajustes no motor e novo câmbio automático CVT, que simula nove marchas, o sedã Caoa Chery Arrizo 5 chega à linha 2021 com preço a partir de R$ 74.590

Arrizo
Arrizo5_dianteira Crédito: Fotos: Caoa Chery

O Arrizo 5 está mais rápido e mais econômico. Esse é o resultado que o novo câmbio automático CVT proporcionou à linha 2021 do sedã da Caoa Chery. A nova caixa simula nove marchas (eram sete no sedã anterior). A novidade melhorou o arranque, graças à relação 9% mais curta no início, e também o consumo de combustível, por causa da relação final 12% mais longa.

Na prática, o sedã compacto está mais agradável ao volante, e não apresenta a antiga letargia nas saídas. As acelerações e retomadas de velocidade ficaram bem melhores. O modelo já está à venda no Brasil em duas versões. A RT, de entrada, tem preço sugerido de R$ 74.590 e RTS, de topo, sai a R$ 83.590.

As novas configurações substituem as antigas RX e RXT. O sedã Arrizo 5 concorre com modelos como Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S, entre outros.

Arrizo

Arrizo 5 teve o motor recalibrado

Além de novo câmbio, o Arrizo 5 traz motor 1.5 turbo flexível recalibrado. A potência, de até 150 cv com etanol, não mudou. O torque, por sua vez, aumentou 10% e passou de 19,4 para 21,4 mkgf.
Graças às mudanças, a aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 10,8 para 9,9 segundos, de acordo com dados da Caoa Chery. Contribui para isso o novo conversor de torque, que utiliza óleo lubrificante de menor viscosidade.
Segundo informações da Caoa Chery, que produz o sedã em Jacareí (SP), isso propiciou melhor partida a frio e menor escorregamento do conversor. Com 100% de etanol no tanque, o novo Arrizo 5 faz 7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. O sedã anterior rodava, respectivamente 6,7 e 8,4 km/l, de acordo com informações da fabricante.
Arrizo

Freio agora é eletromecânico

A linha 2021 do Arrizo 5 também recebeu freio de estacionamento eletromecânico. O sistema tem  função auto hold, que possibilita tirar o pé do pedal em paradas de semáforo, por exemplo.
Outro destaque é o visor digital do computador de bordo. Agora a tela é colorida e há novas funções, como velocímetro digital e aviso de fadiga. Trata-se de um timer que alerta o motorista sobre a necessidade de paradas para descanso.
O câmbio CVT oferece opção de trocas manuais de marcha por meio da alavanca no console. Não há borboletas no volante. É possível também selecionar os modos Eco e Sport por meio de um botão. Ao acionar a opção esportiva, diferença nas acelerações é sensível.
Arrizo

Silêncio impera a bordo

Em velocidade de cruzeiro, o Arrizo 5 mostrou-se silencioso. Isso é resultado, em parte, à redução de rotação proporcionada pelo novo câmbio.
O ar-condicionado tem ajuste manual e no painel há excesso de botões para controle da climatização e do sistema de som. O revestimento interno (de painel e portas) abusa de plásticos rígidos, como é de praxe nos demais modelos desta categoria.

A coluna de direção tem ajuste apenas de altura. E a tela da central multimídia, de 8 polegadas, apresenta muito reflexo. Dependendo da incidência de luz, isso dificulta a leitura.

Arrizo

Ampla lista de equipamentos

Atrás, o espaço para pernas e cabeça é muito bom, graças ao entre-eixos de 2,65 m, idêntico ao do Virtus. Não há saída de ar-condicionado nem porta USB para quem vai no banco traseiro.
O Arrizo 5 vem oferece ampla lista de equipamentos. De série o sedã traz central multimídia com espelhamento de Android e Apple CarPlay, câmera na traseira, chave presencial e partida do motor por meio de  botão.
Controles eletrônicos de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas e direção elétrica também vêm nas duas versões. A de topo acrescenta rodas de 17″ (16″ na RT), teto solar, seis air bags (dois na de entrada) e revestimento interno que imita couro.
Arrizo

Prós

Motor

Com até 150 cv, 1.5 turbo é mais potente que o dos rivais, que têm adotado o 1.0 turbo de três cilindros

Contras

Visual interno
Excesso de plásticos rígidos dá aparência muito simples à cabine. Tela do  multimídia causa reflexo.

Ficha técnica

Caoa Chery Arrizo 5 RTS
Preço sugerido: R$ 83.590
Motor: 1.5, 4 cil., 16V, turbo, flexível
Potência (cv)*: 150 a 5.500 rpm
Torque (mkgf)*: 21,4 a 1.750 rpm
Câmbio: Automático, CVT (simula 9 marchas)
Comprimento: 4,53 metros
Entre-eixos: 2,65 metros
Porta-malas: 430 litros
Tanque: 48 litros

Peso: 1.356 kg

Fonte: Caoa Chery

Arrizo

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


OFERTA EXCLUSIVA

Caoa Chery Novo Tiggo 5X TXS