Você está lendo...
Caoa Chery Arrizo 5 chega à linha 2021 mais rápido e econômico
Avaliação

Caoa Chery Arrizo 5 chega à linha 2021 mais rápido e econômico

Com ajustes no motor e novo câmbio automático CVT, que simula nove marchas, o sedã Caoa Chery Arrizo 5 chega à linha 2021 com preço a partir de R$ 74.590

Hairton Ponciano Voz

13 de mar, 2020 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Arrizo
Arrizo5_dianteira
Crédito:Fotos: Caoa Chery

O Arrizo 5 está mais rápido e mais econômico. Esse é o resultado que o novo câmbio automático CVT proporcionou à linha 2021 do sedã da Caoa Chery. A nova caixa simula nove marchas (eram sete no sedã anterior). A novidade melhorou o arranque, graças à relação 9% mais curta no início, e também o consumo de combustível, por causa da relação final 12% mais longa.

CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Na prática, o sedã compacto está mais agradável ao volante, e não apresenta a antiga letargia nas saídas. As acelerações e retomadas de velocidade ficaram bem melhores. O modelo já está à venda no Brasil em duas versões. A RT, de entrada, tem preço sugerido de R$ 74.590 e RTS, de topo, sai a R$ 83.590.


As novas configurações substituem as antigas RX e RXT. O sedã Arrizo 5 concorre com modelos como Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S, entre outros.

Arrizo

Arrizo 5 teve o motor recalibrado

Além de novo câmbio, o Arrizo 5 traz motor 1.5 turbo flexível recalibrado. A potência, de até 150 cv com etanol, não mudou. O torque, por sua vez, aumentou 10% e passou de 19,4 para 21,4 mkgf.
Graças às mudanças, a aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 10,8 para 9,9 segundos, de acordo com dados da Caoa Chery. Contribui para isso o novo conversor de torque, que utiliza óleo lubrificante de menor viscosidade.
Segundo informações da Caoa Chery, que produz o sedã em Jacareí (SP), isso propiciou melhor partida a frio e menor escorregamento do conversor. Com 100% de etanol no tanque, o novo Arrizo 5 faz 7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. O sedã anterior rodava, respectivamente 6,7 e 8,4 km/l, de acordo com informações da fabricante.
Arrizo

Freio agora é eletromecânico

A linha 2021 do Arrizo 5 também recebeu freio de estacionamento eletromecânico. O sistema tem  função auto hold, que possibilita tirar o pé do pedal em paradas de semáforo, por exemplo.
Outro destaque é o visor digital do computador de bordo. Agora a tela é colorida e há novas funções, como velocímetro digital e aviso de fadiga. Trata-se de um timer que alerta o motorista sobre a necessidade de paradas para descanso.
O câmbio CVT oferece opção de trocas manuais de marcha por meio da alavanca no console. Não há borboletas no volante. É possível também selecionar os modos Eco e Sport por meio de um botão. Ao acionar a opção esportiva, diferença nas acelerações é sensível.
Arrizo

Silêncio impera a bordo

Em velocidade de cruzeiro, o Arrizo 5 mostrou-se silencioso. Isso é resultado, em parte, à redução de rotação proporcionada pelo novo câmbio.
O ar-condicionado tem ajuste manual e no painel há excesso de botões para controle da climatização e do sistema de som. O revestimento interno (de painel e portas) abusa de plásticos rígidos, como é de praxe nos demais modelos desta categoria.

A coluna de direção tem ajuste apenas de altura. E a tela da central multimídia, de 8 polegadas, apresenta muito reflexo. Dependendo da incidência de luz, isso dificulta a leitura.

Arrizo

Ampla lista de equipamentos

Atrás, o espaço para pernas e cabeça é muito bom, graças ao entre-eixos de 2,65 m, idêntico ao do Virtus. Não há saída de ar-condicionado nem porta USB para quem vai no banco traseiro.
O Arrizo 5 vem oferece ampla lista de equipamentos. De série o sedã traz central multimídia com espelhamento de Android e Apple CarPlay, câmera na traseira, chave presencial e partida do motor por meio de  botão.
Controles eletrônicos de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas e direção elétrica também vêm nas duas versões. A de topo acrescenta rodas de 17" (16" na RT), teto solar, seis air bags (dois na de entrada) e revestimento interno que imita couro.
Arrizo

Prós

Motor

Com até 150 cv, 1.5 turbo é mais potente que o dos rivais, que têm adotado o 1.0 turbo de três cilindros

Contras

Visual interno
Excesso de plásticos rígidos dá aparência muito simples à cabine. Tela do  multimídia causa reflexo.

Ficha técnica

Caoa Chery Arrizo 5 RTS
Preço sugerido: R$ 83.590
Motor: 1.5, 4 cil., 16V, turbo, flexível
Potência (cv)*: 150 a 5.500 rpm
Torque (mkgf)*: 21,4 a 1.750 rpm
Câmbio: Automático, CVT (simula 9 marchas)
Comprimento: 4,53 metros
Entre-eixos: 2,65 metros
Porta-malas: 430 litros
Tanque: 48 litros

Peso: 1.356 kg

Fonte: Caoa Chery

Arrizo
Deixe sua opinião