O eQ1 é uma excelente sulução para as cidades. Com apenas 3,2 metros de comprimento (37 cm a menos que um Fiat Mobi, por exemplo), o subcompacto leva quatro pessoas com bom nível de conforto para um modelo desse tamanho.
Há bons 2,15 m de distância entre os eixos. Para comparação, o do Mobi tem 2,42 m. Atrás, mesmo quem tem 1,8 metro de altura não raspa a cabeça no teto do modelo chinês.
Chegar ao banco traseiro requer alguma destreza. Mas há que se considerar que estamos falando de um carro de duas portas. O porta-malas é diminuto, as rodas de liga leve têm 15 polegadas e não há estepe.
Leve (pesa 1.015 kg), o eQ1 tem estrutura feita de alumínio, carroceria de plástico e teto de vidro. A cabine é bastante funcional e o acabamento, bem feito. Os revestimentos de painel, portas e bancos feitos de couro sintético marrom e laranja dão um aspecto jovial ao carrinho.
O quadro de instrumentos digital é simples e bem fácil de ler. No centro do painel há uma tela de 10 polegadas sensível ao toque similar à dos demais modelos, mas no eQ1 ela é flutuante (destacada). O sistema também tem ajuste do nívvel de recuperação da energia gerada em frenagens.
A autonomia chega a 410 km e, para recarregar 80% da bateria, são necessários apenas 30 minutos. O motor, de cerca de 41 cv e 12,2 mkgf, deixa o carrinho bastante esperto e gostoso de dirigir.
A velocidade máxima é de 100 km/h.Para acelerar de 0 a 100 km/h o eQ1 precisa de apenas 6 segundos, de acordo com informações da Caoa Chery.
O eQ1 fica grudado ao chão, independentemente da velocidade. Além de ser curtinho e ter o jogo de baterias sob o assoalho, suas suspensões são independentes (McPherson) nas quatro rodas.
Mas, mesmo sendo repleto de virtudes, é pouco provável que o eQ1 seja vendido no Brasil. Isso porque o carrinho teria de ser importado e, com isso, seu preço ficaria em torno dos R$ 70 mil.
No caso do Arrizo 5 do Tiggo 2, as versões elétricas podem perfeitamente ser feitas em uma linha de produção paralela, na mesma planta onde são fabricados os carros com motor a combustão.
Prós
Espaço interno
Elétrico é 37 cm mais curto quem um Fiat Mobi e leva quatro pessoas – atrás, mesmo quem tem 1,8 m de altura não raspa a cabeça no teto.
Contras
Porta-malas
Diminuto, permite levar apenas duas mochilas ou uma mala bem pequena, do tipo das que vão na cabine de aviões.
Ficha técnica
Chery eQ1
Motor: elétrico síncrono de imãs permanentes
Potência: 41 Kw (cerca de 56 cv)
Torque: 12 mkgf
Velocidade máxima: 100 km/h
Comprimento: 3,2 metros
Largura: 1,67 metro
Distância entre os eixos: 2,15 metros
Pneus e rodas: 165/65 R15
Fonte: Chery
O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA CAOA CHERY