Ao lançar o Tiggo 5X no Brasil, a Caoa Chery fez uma provocação direta à Audi alardeando que seu SUV é bem mais equipado que o Q3. Para tirar essa história a limpo e saber qual modelo vale mais a pena, comparamos a versão TXS, de topo do novato, tabelada a R$ 96.990, com a de entrada, Attraction, do veterano, a R$ 156.990. Em comum, elas têm motores “pequenos”, flexíveis, com turbo e 150 cv de potência (1.5 no Tiggo e 1.4 no Q3), além de câmbio automatizado de seis marchas.
Além de ter muito mais itens de série, o Tiggo 5X é R$ 60 mil mais barato que o Q3. Esses fatores já garantiram sua vitória incontestável sobre o rival.
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Mas não é só isso. O SUV da Caoa Chery é o primeiro carro de origem chinesa vendido no Brasil com nível de construção e acabamento igual ou até melhor que o de vários rivais.
Embora seja 5 centímetros mais curto que o Q3, o Tiggo 5X tem 3 cm a mais de entre-eixos. Os dois SUVs podem levar cinco pessoas, mas são ideais para até quatro ocupantes.
Logo no primeiro contato, a cabine do Tiggo 5X surpreende pela qualidade da costura dos revestimentos de couro, que não ficam devendo nada para os do Q3. O Caoa Chery tem teto solar panorâmico, câmera na traseira e sistema multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Car Play.
Esses itens, assim como as rodas de 18”, a partida do motor por botão e a abertura das portas sem chave (de série no Tiggo 5X TXS), só vêm no Q3 a partir da versão Ambiente. Mas nesse caso a tabela vai a R$ 167.990.
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O Tiggo 5X também custa menos para manter. Em média, as três primeiras revisões do Q3 são 186% mais caras. No caso do seguro, há “empate técnico”.
Audi é bom de acelerar e Caoa Chery, confortável
No dia a dia, o Q3 é bom de acelerar. Embora os dados de potência e torque sejam parecidos, o Audi tem ajustes voltados à esportividade. O Tiggo 5X tem pegada mais familiar.
O Q3 vai de 0 a 100 km/h e, 8,9 segundos – 2,1s mais rápido do que o Tiggo 5. Isso se deve principalmente ao ajuste do câmbio e se traduz em respostas mais diretas ao acelerador.
O dado paradoxal é que o Q3 também leva vantagem no quesito porta-malas. São 460 litros, ante 340 l do Tiggo 5X.
O Audi tem suspensões e direção bem mais “firmes” que as do rival. Mesmo com o modo de condução Sport ativado, guiar o Caoa Chery é algo mais suave e previsível.
O Q3 deixou de ser feito no Brasil no fim do ano – há cerca de 200 unidades nas autorizadas. O novo será importado e deve chegar no segundo semestre.