Você está lendo...
Caoa Chery Tiggo 5x chama Audi Q3 para um duelo emblemático
Comparativo

Caoa Chery Tiggo 5x chama Audi Q3 para um duelo emblemático

Caoa Chery Tiggo 5x alça os SUVs de origem chinesa a um patamar de qualidade inédito e consegue superar o veterano Audi Q3

Tião Oliveira

08 de mai, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Caoa Chery Tiggo 5x e Audi Q3
Tiggo 5x (esq.) tem mesma potência do Q3, mas custa R$ 60 mil a menos
Crédito:Felipe Rau/Estadão

Ao lançar o Tiggo 5X no Brasil, a Caoa Chery fez uma provocação direta à Audi alardeando que seu SUV é bem mais equipado que o Q3. Para tirar essa história a limpo e saber qual modelo vale mais a pena, comparamos a versão TXS, de topo do novato, tabelada a R$ 96.990, com a de entrada, Attraction, do veterano, a R$ 156.990. Em comum, elas têm motores “pequenos”, flexíveis, com turbo e 150 cv de potência (1.5 no Tiggo e 1.4 no Q3), além de câmbio automatizado de seis marchas.

Além de ter muito mais itens de série, o Tiggo 5X é R$ 60 mil mais barato que o Q3. Esses fatores já garantiram sua vitória incontestável sobre o rival.

Vídeo da semana: Testamos o McLaren Senna em Interlagos

Publicidade


Mas não é só isso. O SUV da Caoa Chery é o primeiro carro de origem chinesa vendido no Brasil com nível de construção e acabamento igual ou até melhor que o de vários rivais.

Embora seja 5 centímetros mais curto que o Q3, o Tiggo 5X tem 3 cm a mais de entre-eixos. Os dois SUVs podem levar cinco pessoas, mas são ideais para até quatro ocupantes.


Logo no primeiro contato, a cabine do Tiggo 5X surpreende pela qualidade da costura dos revestimentos de couro, que não ficam devendo nada para os do Q3. O Caoa Chery tem teto solar panorâmico, câmera na traseira e sistema multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Car Play.

Esses itens, assim como as rodas de 18”, a partida do motor por botão e a abertura das portas sem chave (de série no Tiggo 5X TXS), só vêm no Q3 a partir da versão Ambiente. Mas nesse caso a tabela vai a R$ 167.990.

+ Caoa Chery Arrizo 5 elétrico terá preço competitivo


O Tiggo 5X também custa menos para manter. Em média, as três primeiras revisões do Q3 são 186% mais caras. No caso do seguro, há “empate técnico”.

Audi é bom de acelerar e Caoa Chery, confortável

No dia a dia, o Q3 é bom de acelerar. Embora os dados de potência e torque sejam parecidos, o Audi tem ajustes voltados à esportividade. O Tiggo 5X tem pegada mais familiar.

O Q3 vai de 0 a 100 km/h e, 8,9 segundos – 2,1s mais rápido do que o Tiggo 5. Isso se deve principalmente ao ajuste do câmbio e se traduz em respostas mais diretas ao acelerador.


O dado paradoxal é que o Q3 também leva vantagem no quesito porta-malas. São 460 litros, ante 340 l do Tiggo 5X.

O Audi tem suspensões e direção bem mais “firmes” que as do rival. Mesmo com o modo de condução Sport ativado, guiar o Caoa Chery é algo mais suave e previsível.

O Q3 deixou de ser feito no Brasil no fim do ano – há cerca de 200 unidades nas autorizadas. O novo será importado e deve chegar no segundo semestre.


Deixe sua opinião