Tião Oliveira

08/05/2019 - 5 minutos de leitura. Atualizado: 09/05/2019 | 14:59

Caoa Chery Tiggo 5x chama Audi Q3 para um duelo emblemático

Caoa Chery Tiggo 5x alça os SUVs de origem chinesa a um patamar de qualidade inédito e consegue superar o veterano Audi Q3

Tiggo 5x (esq.) tem mesma potência do Q3, mas custa R$ 60 mil a menos Crédito: Felipe Rau/Estadão

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Ao lançar o Tiggo 5X no Brasil, a Caoa Chery fez uma provocação direta à Audi alardeando que seu SUV é bem mais equipado que o Q3. Para tirar essa história a limpo e saber qual modelo vale mais a pena, comparamos a versão TXS, de topo do novato, tabelada a R$ 96.990, com a de entrada, Attraction, do veterano, a R$ 156.990. Em comum, elas têm motores “pequenos”, flexíveis, com turbo e 150 cv de potência (1.5 no Tiggo e 1.4 no Q3), além de câmbio automatizado de seis marchas.

Além de ter muito mais itens de série, o Tiggo 5X é R$ 60 mil mais barato que o Q3. Esses fatores já garantiram sua vitória incontestável sobre o rival.

Vídeo da semana: Testamos o McLaren Senna em Interlagos

Continua depois do anúncio

Mas não é só isso. O SUV da Caoa Chery é o primeiro carro de origem chinesa vendido no Brasil com nível de construção e acabamento igual ou até melhor que o de vários rivais.

Embora seja 5 centímetros mais curto que o Q3, o Tiggo 5X tem 3 cm a mais de entre-eixos. Os dois SUVs podem levar cinco pessoas, mas são ideais para até quatro ocupantes.


Veja mais: detalhes da galeria

Logo no primeiro contato, a cabine do Tiggo 5X surpreende pela qualidade da costura dos revestimentos de couro, que não ficam devendo nada para os do Q3. O Caoa Chery tem teto solar panorâmico, câmera na traseira e sistema multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Car Play.

Esses itens, assim como as rodas de 18”, a partida do motor por botão e a abertura das portas sem chave (de série no Tiggo 5X TXS), só vêm no Q3 a partir da versão Ambiente. Mas nesse caso a tabela vai a R$ 167.990.

+ Caoa Chery Arrizo 5 elétrico terá preço competitivo


O Tiggo 5X também custa menos para manter. Em média, as três primeiras revisões do Q3 são 186% mais caras. No caso do seguro, há “empate técnico”.

Audi é bom de acelerar e Caoa Chery, confortável

No dia a dia, o Q3 é bom de acelerar. Embora os dados de potência e torque sejam parecidos, o Audi tem ajustes voltados à esportividade. O Tiggo 5X tem pegada mais familiar.

O Q3 vai de 0 a 100 km/h e, 8,9 segundos – 2,1s mais rápido do que o Tiggo 5. Isso se deve principalmente ao ajuste do câmbio e se traduz em respostas mais diretas ao acelerador.


O dado paradoxal é que o Q3 também leva vantagem no quesito porta-malas. São 460 litros, ante 340 l do Tiggo 5X.

O Audi tem suspensões e direção bem mais “firmes” que as do rival. Mesmo com o modo de condução Sport ativado, guiar o Caoa Chery é algo mais suave e previsível.

O Q3 deixou de ser feito no Brasil no fim do ano – há cerca de 200 unidades nas autorizadas. O novo será importado e deve chegar no segundo semestre.


Notícias relacionadas

Notícias

Mitsubishi L200 Triton Sport ganha novas versões Terra e Urban

Tecnologia

Carros chineses ditam nova tendência de painel com grandes telas

Notícias

Novo Chevrolet Trailblazer 2025 tem preço anunciado; veja o que muda

Segredos

Flagra: BYD Song Pro está em SP e será novo SUV híbrido de entrada

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS