Você está lendo...
SUV Caoa Chery Tiggo 8 é lançado no Brasil por R$ 156.900
Lançamentos

SUV Caoa Chery Tiggo 8 é lançado no Brasil por R$ 156.900

Em única versão de acabamento, Tiggo 8 chega para brigar com Volkswagen Tiguan AllSpace e Mitsubishi Outlander pelo mercado de SUVs com sete lugares

Vagner Aquino

12 de ago, 2020 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

Tiggo 8
Caoa Chery Tiggo 8
Crédito:Caoa Chery/Divulgação

Mais uma vez a Caoa Chery investe pesado em propaganda. Em áudio e vídeo, a voz continua sendo a do locutor publicitário mais caro do Brasil, Ferreira Martins. Porém, o produto é inédito. Trata-se do Tiggo 8, o novo SUV da marca que, posicionado acima do Tiggo 7, chega em única versão de acabamento com motor turbo a gasolina e preço a partir de R$ 168.600. Mas tem promoção, com valor de lançamento por R$ 156.900.

O Tiggo 8 (vendido na China desde 2018) é feito na fábrica da Caoa Chery em Anápolis (GO). O primeiro modelo com sete lugares produzido localmente começa a chegar à rede de concessionários da marca a partir de amanhã (13). A estimativa é emplacar cerca de 300 unidades por mês. Mas a ideia é dobrar a produção e chegar às 600 unidades mensais.

Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o grandalhão chega com apenas uma opção de motorização. O propulsor 1.6 quatro cilindros turbo com injeção direta bebe apenas o derivado do petróleo. Não há estimativa para unidades bicombustíveis, de acordo com os executivos.

Publicidade


Na ficha técnica, dados como 187 cv e torque máximo de 28 mkgf (disponível já a partir das 2.000 rotações) até empolgam. O 0 a 100 km/h é feito em 9,9 segundos. A efeito de comparação, o rival direto Volkswagen Tiguan AllSpace tem motor 250 TSI (1.4 turbo) Flex com 150 cv e câmbio automático de seis velocidades.

E é justamente nesse último ponto que o novato de sangue oriental promete incomodar os adversários. É fato que eficiência de câmbio não é o forte dos integrantes desse grupo de SUVs, mas a Caoa Chery promete inovar. Para isso, traz um moderno DCT. Trata-se de um automatizado com dupla embreagem e sete velocidades. Tem modos Sport e Eco, além de possibilidade de trocas sequenciais pela alavanca em formato de joystick.


A marca informa que esta é a caixa mais moderna disponível em modelos feitos no Brasil. Nela, a lubrificação é a óleo, o que garante mudanças mais rápidas de marcha e tranco praticamente zero. Afinal, o intuito das transmissões de duas embreagens é justamente esse: deixar uma marcha pré-engatada enquanto a outra trabalha. Ou seja, nada de dar brecha para possíveis solavancos.

Design

Visualmente, o Tiggo 8 (que foi criado por designers europeus) traz soluções interessantes como lanternas traseiras que se estendem de uma ponta a outra da carroceria, e as luzes diurnas DRL na frente – são quatro quadradinhos na parte de baixo do para-choque. A grade é imponente, reúne elementos tridimensionais e é cortada por uma barra cromada que liga os faróis. A iluminação, aliás, é Full LED.


Chamam atenção as rodas de 18 polegadas, cobertas por pneus de largura 235. Estes contam com monitoramento de pressão. O SUV será oferecido em quatro opções de cores de carroceria. A paleta grisalha é composta pelos tons branco, prata, preto e cinza.

Por dentro, aço escovado, acabamento soft touch, costuras aparentes e preto brilhante. Console elevado e bancos concha estão entre as características. Há ainda sete opções de cores de iluminação ambiente.


Itens de série

Com o Tiggo 8, a expectativa é grande em relação à concorrência. Para isso, o modelo segue a receita chinesa e aposta alto em tecnologia. Na lista, tem uma enxurrada de equipamentos de série. A começar pelo painel virtual com tela de 12,3 polegadas. Ainda em tecnologia, a central multimídia mede 10,25″ e é compatível com Android Auto e Apple Car Play. E não acaba aí. Logo abaixo, outro mostrador digital controla as funções do sistema de ar-condicionado, como visto em modelos da Land Rover, por exemplo.

Com tanta tecnologia, não poderia faltar um bom sistema de som – são oito alto-falantes, no total. Mimos como ar-condicionado com duas zonas (saídas traseiras vão apenas até a segunda fileira e tem sistema que tira odor e acionamento a distância por meio da chave), bancos revestidos com material que imita couro e carregador de celular por indução estão no pacote.

No mais, teto solar panorâmico, iluminação embaixo dos retrovisores externos, chave presencial e tecla para dar partida no motor vêm de fábrica.


Tem ainda câmeras e sensores por todos os lados (também de ponto cego), controles eletrônicos de tração e estabilidade, freios antitravamento com distribuição eletrônica de força, e frenagem automática de emergência. O freio de estacionamento é eletrônico (por botão) e tem assistente de partida em rampa, seis air bags e Isofix. Levou cinco estrelas no C-NCAP.

Medidas

O SUV mede 4,7 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e tem 2,71 m no entre-eixos. Para comparação, o Tiguan AllSpace tem, respectivamente, 4,7 m, 1,84 m, 1,67 m e 2,79 m. Além de amplo espaço para os ocupantes, o chinês oferece comodidade também no espaço para bagagem. No porta-malas (tem abertura automática por sensor), vão 889 litros com a última fileira de bancos rebatida. Com os sete assentos em uso, cabem 193 litros. Apenas com os dois ocupantes da frente, o espaço comporta 1.930 litros. Cabe uma prancha de surf, por exemplo.


São 21,2 centímetros de altura em relação ao solo, 20 º de ângulo de entrada, 23º de ângulo de saída e 35º de ângulos de inclinação lateral.

Pós-vendas

Assim como de praxe na Caoa Chery, o Tiggo 8 vem com garantia de até 5 anos para motor e câmbio. Na garantia total, o período cai para 3 anos. Mas, para isso, não pode desrespeitar os prazos das revisões periódicas – a cada 10 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Deixe sua opinião