Você está lendo...
Caoa confirma novo presidente a partir de 1º de dezembro
Mercado

Caoa confirma novo presidente a partir de 1º de dezembro

A partir do mês que vem, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho assume comando do Grupo Caoa, fundado por seu pai, que faleceu há pouco mais de um ano

Tião Oliveira

29 de out, 2022 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Caoa
Grupo Caoa é uma das maiores empresas do Brasil
Crédito:Caoa/Reprodução

A Caoa, maior grupo brasileiro do setor de veículos, acaba de confirmar a troca de comando. Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho foi o escolhido. Seu pai, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, faleceu em 2021. De acordo com a empresa, a mudança vale a partir de 1º de dezembro de 2022.

Assim, Mauro Correia, que ocupada a cadeira de presidente da companhia, passa à vice-presidência. De acordo com nota da Caoa, as mudanças fazem parte do plano de sucessão idealizado por seu fundador.

Carlos Alberto Filho lidera transformação na empresa; Foto: Arquivo Pessoal

Publicidade


Confira a íntegra da nota da Caoa:

Como parte do plano de sucessão idealizado pelo seu fundador, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a CAOA, maior conglomerado em atuação nos segmentos de distribuição e fabricação de veículos no Brasil, anuncia Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho como presidente da empresa, a partir de 1º de dezembro, substituindo Mauro Correia, que passará a ocupar o cargo de vice-presidente.

Com sólida formação acadêmica pela Universidade de Brown nos EUA, o executivo chega com a missão de continuar o legado da CAOA, mantendo a marca entre as que mais crescem no setor automotivo. Carlos sempre esteve inserido no dia a dia dos negócios da CAOA, adquirindo experiência em todas as áreas operacionais da empresa, além de ter participado das grandes negociações e decisões estratégicas da companhia, ao lado do fundador e seu pai, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade.

Antecipando as mudanças globais no setor automotivo, Carlos Alberto Filho já demonstra seu DNA, com a audaciosa decisão de assumir o pioneirismo da eletrificação automotiva no Brasil, segmento, aliás, do qual a CAOA CHERY se tornou líder de vendas, o que mostra o seu comprometimento em garantir à CAOA o cumprimento das pautas de ESG, se transformando na melhor plataforma de mobilidade do Brasil.


“Tenho orgulho do que construímos até agora e vamos muito além com a certeza de continuar entregando os melhores produtos e serviços ao mercado. Sempre com inovação, modernização, profissionalização e foco nas necessidades, desejos e satisfação dos Clientes, razão de nossa existência” afirma Carlos Alberto Filho.

Mais mudanças

A troca de comando na Caoa foi antecipada com exclusividade pelo Jornal do Carro. Além disso, Marcio Alfonso, vice-presidente da Caoa Montadora, deixa a empresa. Assim como Ivan Witt, que era diretor-corporativo de compras. Além disso, o Irmão de Carlos Filho, Carlos Philippe de Oliveira Andrade vai continuar no conselho do Grupo. Assim como sua mãe, Izabela Molon Luchesi de Oliveira Andrade.

Segundo fontes ligadas à empresa, Carlos Alberto Filho é responsável por uma profunda transformação no Grupo Caoa. De acordo com pessoas próximas ao comando do grupo, ele vem liderando a guinada para a eletrificação. Nesse sentido, a Caoa Chery foi a primeira empresa de veículos do País a ter uma linha completa de carros eletrificados.


Além disso, a empresa, que também é importadora da sul-coreana Hyundai, acaba de lançar o híbrido Ioniq no mercado brasileiro. Porém, em vez de vender, a empresa oferece o modelo em um serviço de assinatura, por meio da Caoa Locadora. Da mesma forma, a companhia tem a exclusividade de importação de veículos da japonesa Subaru.

Grupo Caoa tem mais de 40 anos

Caoa
Fábrica de Goiás produz modelos da Hyundai e da Caoa Chery; Crédito: Sergio Dutti/Estadão

Atualmente, o grupo produz veículos da Hyundai e SUVs da Caoa Chery em Goiás. Segundo a empresa, a capacidade de produção deve chegar a 150 mil veículos por ano até 2023. Carlos Alberto de Oliveira Andrade afastou-se do comando da empresa em 2013. Porém, ele continuou ligado à companhia, no comando do conselho. Em 2017, Mauro Correia assumiu o comando executivo do grupo.


Em maio de 2019, a Caoa completou 40 anos. Na época, o empresário publicou um depoimento em que afirmava que a empresa iniciava um novo ciclo. “Comecei do nada, e a Caoa chegou onde chegou com a Ford, depois a Subaru e, mais recentemente, com a Hyundai”, afirmou. “Todos aqueles que estão ligados ao grupo Caoa sabem que não só vencemos, mas também crescemos.” O Dr. Carlos faleceu no dia 14 de agosto de 2021.



Hyundai Creta  Limited Safety
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Limited Safety

Deixe sua opinião