Você está lendo...
Caoa trará carros da Exeed ao Brasil
Notícias

Caoa trará carros da Exeed ao Brasil

Carros da Exeed, divisão de luxo da marca chinesa Chery, cuja operação no Brasil pertence ao Grupo Caoa, chegarão ao País no ano que vem, segundo informou o presidente da empresa

Tião Oliveira

25 de nov, 2018 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Chery Exeed TX
Exeed TX
Crédito:Crédito: José Antonio Leme/Estadão

A Caoa trará carros da marca chinesa Exeed ao Brasil em 2019. A informação é do presidente do grupo brasileiro, Carlos Alberto de Oliveira Andrade. O executivo revelou os planos em entrevista ao Carro Arretado, canal no YouTube do jornalista Silvio Menezes. Em fevereiro, o Jornal do Carro já havia antecipado essa possibilidade.

A nova divisão de luxo da Chery foi apresentada no Salão de Frankfurt, no ano passado. A marca levou à Alemanha o TX, protótipo de um SUV médio.

As operações da Chery no País foram compradas pela Caoa no fim do ano passado. O grupo também é importador exclusivo dos veículos da Hyundai e da Subaru.

Publicidade


Produção nacional

Com a Exeed, a Chery pretende ingressar no mercado de luxo, inclusive na Europa. O foco são compradores de modelos de marcas como Mercedes-Benz e BMW.

Andrade não revelou qual modelo da Exeed virá ao Brasil. Inicialmente, o mais provável é a versão de produção do TX. Isso porque o SUV utiliza a mesma plataforma dos Chery Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8.

Os três SUVs já estão confirmados para o Brasil. As vendas terão início entre o fim deste ano e o início de 2019. A produção será concentrada na na fábrica da Caoa em Anápolis (GO).


Preparando o terreno

No início do ano, a Caoa Chery publicou anúncios com uma imagem do TX. A peça publicitária insinuava que o novo SUV poderia vir ao Brasil.

Em meados deste ano a Caoa registrou no País a patente do SUV. O modelo tem cinco lugares, 4,66 metros de comprimento e entre-eixos de 2,71 metro.


Exeed tem inspiração alemã

Para desenvolver a nova marca, a Chery contratou engenheiros e projetistas da Mercedes e da BMW. O objetivo é dissociar a Exeed da imagem de carro barato e com acabamento de baixa qualidade.

Esse estigma costuma acompanhar os produtos de fabricantes chinesas. A promessa de garantia de 7 anos também pretende contribuir para isso.


O protótipo do Exeed TX revelado em Frankfurt tem cinco lugares e é híbrido plug-in. Esse tipo de tecnologia permite que as baterias sejam recarregadas em tomadas.

Em tomadas convencionais, a recarga completa poderá ser feita em cerca de quatro horas. Haverá também um recarregador rápido. Nesse caso, recarregar 80% das baterias levaria em torno de 30 minutos.

Aposta na eletrificação

O motor a combustão do Exeed TX é 1.5 Turbo de 150 cv, o mesmo utilizado nos Chery Tiggo 5x e Arrizo 5. O elétrico, por sua vez, gera cerca de 115 cv.


Segundo informações da Chery, o Exeed TX poderá rodar, em média, 55 km com um litro de gasolina. No modo 100% elétrico, a autonomia é de cerca de 70 km.

Recentemente a Chery apresentou uma versão longa do Exeed TX. Batizada de TXL, tem sete lugares e 2,80 metros de distância entre os eixos.

+ Caoa Chery lança 2 SUVs e prepara ofensiva elétrica


Nova lua de mel com a Hyundai

Na entrevista, Andrade disse que mantém com a Hyundai um “relacionamento de primeira linha”. Com isso, o executivo sinaliza o fim da briga com a marca sul-coreana.

A queda de braço entre a Caoa e a Hyundai teve início em abril. O motivo foi o rompimento, pela Hyundai Motors, do contrato com com o o grupo brasileiro.

O documento garante o direito de a Caoa importar com exclusividade e produzir veículos da Hyundai no Brasil por 20 anos. A cláusula 2.02 do contrato previa renovação automática ao fim dos dez primeiros anos.


O prazo venceu no dia 30 de abril. Em 12 de abril, contudo, a Hyundai enviou carta à Caoa cancelando o acordo de forma unilateral.

No fim de abril, a Caoa chegou a solicitar a arbitragem da disputa a um tribunal de Frankfurt. Esse medida estava prevista no contrato para casos de litígio.


Novos Hyundai estão a caminho

A prova de que as duas companhias voltaram às pazes pôde ser vista no Salão do Automóvel. No estande da Hyundai Motors, havia três destaques importados.

Trata-se dos novos sedãs Azera e Elantra e do SUV Santa Fe. Todos são trazidos pela Caoa e chegarão às lojas do grupo no início de 2019.

Uma fonte da Caoa confirma que tudo foi resolvido. “Já acertamos os volumes que serão importados e alguns carros já estão desembarcando no País”, disse o executivo.


Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive
Oferta exclusiva

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

Deixe sua opinião