Você está lendo...
Carlos Ghosn e Nissan são oficialmente acusados ​​de fraude no Japão
Mercado

Carlos Ghosn e Nissan são oficialmente acusados ​​de fraude no Japão

A Nissan é indiciada como a entidade legal por suposto papel no caso e Ghosn pela fraude

Redação

11 de dez, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

ghosn
Carlos Ghost
Crédito:Crédito: Nissan/Divulgação

As autoridades do Japão acusaram oficialmente Carlos Ghosn e a Nissan por subestimar o valor que o executivo teria que pagar de impostos. Os promotores também culparam a montadora pela má conduta financeira.

Ghosn foi preso em 19 de novembro e permanece em uma prisão em Tóquio desde então. As autoridades também indiciaram o diretor Greg Kelly, que é acusado de ajudar o ex-CEO da Nissan a esconder a fraude das autoridades japonesas.

VÍDEO DA SEMANA: TUDO SOBRE O PRIMEIRO CARRO HÍBRIDO BRASILEIRO

Publicidade


 

A Nissan foi indiciada como a entidade legal por trás da suposta ilegalidade. Ela se defendeu em um comunicado: “A Nissan leva essa situação extremamente a sério. Fazer falsas divulgações nos relatórios anuais de títulos prejudica bastante a integridade das divulgações públicas da Nissan. Até nos mercados de valores mobiliários. E a empresa expressa seu mais profundo pesar”.

Ghosn nega as acusações

A mídia japonesa relata que Ghosn negou as acusações, assim como Greg Kelly. Se for considerado culpado, os dois podem pegar até 10 anos de prisão e pagar multa de até 10 milhões de ienes, cerca de R$ 360 mil. A Nissan pode ser multada em até 700 milhões de ienes, R$ 25 milhões.


De acordo com especialistas que conversaram com a Reuters, será difícil para a Nissan e seu CEO, Hiroto Saikawa, evitarem a culpa, independentemente de a empresa ter ou não os controles internos da transação.

Deixe sua opinião