Você está lendo...
Carregador mais rápido do mundo para carros elétricos faz recarga em 15 minutos
Notícias

Carregador mais rápido do mundo para carros elétricos faz recarga em 15 minutos

Novo carregador Terra 360, da empresa suíça ABB, promete carregar até 4 carros elétricos simultâneamente com carga completa em 15 minutos

Redação, Com Lucas Fidalgo, especial para o Jornal do Carro

13 de nov, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

carregador carros elétricos
Falta de carregadores é um dos principais motivos para a rejeição a carros elétricos nos EUA
Crédito:ABB/Divulgação

A empresa suíça ABB lançou recentemente o Terra 360, um carregador que promete recarregar quatro veículos ao mesmo tempo e em até 15 minutos. Ou seja, é a estação de carregamento de elétricos mais rápida do mundo. O aparelho é modular e tem distribuição dinâmica de energia. Assim, evita que os motoristas precisem aguardar na fila, caso outra pessoa esteja fazendo uma recarga em seu carro.

O novo carregador tem uma saída máxima de 360 kW, potência que garante o enchimento das baterias em um quarto de hora ou até menos. Entretanto, o tempo de recarga varia conforme a capacidade das baterias de cada model. A empresa destaca que a velocidade possibilitará que as pessoas recarreguem seus veículos enquanto fazem compras no mercado.

Publicidade


A revolução elétrica está cada vez mais próxima

Vários países já estabeleceram prazos para o fim da venda de carros movidos a combustíveis fósseis. Os governos estão incentivando cada vez mais o uso e a compra de carros elétricos. Segundo Theodor Swedjemark, diretor do gabinete de comunicação e sustentabilidade da ABB, o carregador Terra 360 vai desempenhar “um papel chave” na eletrificação. O aparelho vai viabilizar de uma sociedade com baixa emissão de carbono.



Swedjemark lembra que o transporte rodoviário representa um quinto das emissões globais de CO2. Por isso, destaca a importância da eletrificação para alcançar as metas do Acordo de Paris. O diretor espera trocar a frota de mais de 10.000 automóveis movidos a combustíveis fósseis da ABB. Os novos serão veículos de “zero emissão” – no caso, os modelos puramente elétricos.

carregador
ABB/Divulgação

Carregador será lançado em 2022 no Brasil

A Europa recebe a novidade ainda este ano, mas o carregador mais veloz do mundo chegará à América e à Ásia em 2022. O carregador possui um inovador sistema de iluminação que ajuda o usuário no processo de recarga. Dessa forma, indica o Estado da Carga (SoC) da bateria do EV, bem como revela qual é o tempo restante para finalizar a recarga. Além disso, o Terra 360 é customizável. Os clientes podem usar lâminas diferentes e trocar a cor dos LEDs, por exemplo.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião