Você está lendo...
Carro autônomo faz sua primeira vítima
Notícias

Carro autônomo faz sua primeira vítima

Acidente mata americano em Tesla Model S que rodava com piloto automático acionado em rodovia

02 de jul, 2016 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Carro autônomo faz sua primeira vítima

Os Estados Unidos registraram o primeiro acidente com vítima fatal envolvendo um Tesla Model S, que era conduzido em modo autônomo. O trágico incidente ocorreu na Flórida com o americano Joshua Brown, de 45 anos, que estava ao volante de seu Tesla quando o carro foi atingido por uma caminhão que fez um retorno bem à frente do veículo.

Brown morreu na hora, quando o teto do sedã ficou preso sob a carreta, enquanto o carro passou por baixo do caminhão. Informações indicam que o caminhão fez uma conversão à esquerda, entrando na frente do Model S de forma repentina. Ele estava com o Autopilot acionado, que aparentemente nada fez para tentar evitar a batida.

Publicidade


A própria marca avisou e enviou informações para o NHTSA, o órgão de segurança viária dos Estados Unidos, para o início das investigações sobre o ocorrido. Segundo a Tesla, nem o motorista, nem o Autopilot viram a lateral branca do caminhão contra um céu claro, por isso os freios não foram acionados. Brown era um ativo membro da comunidade de proprietários de Model S e possuía um canal no Youtube com vídeos explicando e testando o funcionamento do Autopilot.

A Tesla, no entanto, afirma que o sistema é seguro e já rodou mais de 130 milhões de quilômetros nas mãos de consumidores da marca. No entanto, diz também que o Autopilot ainda não é perfeito e ainda pede que o motorista continue alerta mesmo durante sua operação.

Porém, nem todos confiam no sistema e o acidente levantou questões pertinentes sobre a liberação do Autopilot, que devem impactar no desenvolvimento de sistemas de várias fabricantes, como Volvo e Mercedes-Benz. A própria Tesla reconhece que o sistema ainda está em fase beta, de testes, e mesmo assim está nas mãos de motoristas comuns.


Deixe sua opinião