
Um dos protótipos autônomos da Google se envolveu em um acidente em Mountain View, na Califórnia (EUA). Os três passageiros do veículo sofreram leves ferimentos e foram encaminhados a um hospital, mas já receberam alta e passam bem.
Desde o início do programa de testes, em 2009, os protótipos autonômos da Google já estiveram envolvidos em 11 acidentes. Esta, no entanto, foi a primeira vez que houve passageiros feridos.
O veículo, cujo modelo não foi revelado, foi atingido de traseira por outro automóvel. De acordo com o inquérito sobre o acidente, o culpado foi o motorista do carro de trás, cuja identidade não foi revelada.
Para especialistas em trânsito, isso ajuda a mostrar que a direção autônoma pode, de fato, ser mais segura que a humana. Não foi registrado nenhum problema no protótipo da Google que possa ter possa ter provocado o acidente.
Entre os carros que receberam o sistema autônomo da Google para testes estão o Toyota Prius e o Lexus RX.
Além da Google, algumas sistemistas estão desenvolvendo sistemas de direção autônoma. Entre elas, há a ZF e a Bosch. Montadoras como Audi e Volvo também já têm protótipos autonômos.