Xiaomi
Xiaomi/Divulgação

Carro chinês da Xiaomi com 1.548 cv bate recorde de velocidade

Xiaomi SU7 Ultra superou Porsche Taycan e se consagrou como o quatro portas mais rápido no circuito de Nurburgring; elétrico tem três motores

Por Vagner Aquino 25 de nov, 2024 · 3m de leitura.

O Xiaomi SU7 Ultra tem 1.548 cv. Achou que o número impressiona? Mas é só o começo. Afinal, o protótipo fabricado pela empresa de celulares chinesa já bateu concorrentes de peso em Nürburgring. O sedã, em síntese, se tornou o modelo quatro portas mais rápido do mundo ao completar uma volta no circuito alemão em apenas 6m 46.874s. Deixou para trás ícones como o Porsche Taycan Turbo GT, que detinha o recorde.

Ainda como protótipo, o SU7 Ultra – que será lançado em 2025 -, conta com três motores elétricos alimentados com a energia acumulada em um pacote de baterias de 93,7 kWh. Desse modo, o sedã esportivo pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 1,97 segundo. Pouco mais de um piscar de olhos. Até os 200 km/h são 5,97 s. Já a velocidade máxima fica em absurdos 350 km/h. De acordo com a marca, esse teto pode ser alcançado em aproximadamente 15 segundos.

Xiaomi/Divulgação

Boa parte dessa disposição, todavia, vem não só do torque, de 180,5 mkgf, mas também do pacote aerodinâmico da unidade. Segundo a Xiaomi, entre aerofólio, saias e outros componentes, o modelo voltado para as pistas tem até 256 kg de downforce. O peso extra tem a função de grudar o carro no chão e garantir estabilidade de sobra no momento de afundar o pedal do acelerador.

Xiaomi
Xiaomi/Divulgação

Peso

O carro é leve, tem peso original de apenas 1.900 kg. Entretanto, vale dizer que isso não é mérito apenas de características como carroceria em fibra de carbono. Afinal, o protótipo entrou na pista despido de alguns componentes e, assim, tinha apenas quadro de instrumentos, banco de competição e gaiola de proteção. Isso, evidentemente, deixou o carro ainda mais leve – e consequentemente mais rápido. Portanto, a prova real será tirada quando chegar a versão de produção. A promessa, no entanto, é que o conjunto elétrico se mantenha.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se