O modelo conceitual V1, desenvolvido pela fabricante turca Karsan Otomotiv, é um dos três finalistas do concurso “Táxi de Amanhã”, em Nova York. O carro vencedor será o táxi da cidade norte-americana (o famoso táxi amarelo) por dez anos.
Também estão na disputa modelos Nissan e Ford. A competição foi iniciada em 2007 e tem como objetivo encontrar um veículo que alie eficiência no consumo de combustível e fácil acesso a cadeira de rodas.
Para o presidente da Comissão de Táxi e Limusines de Nova York, David Yassky, o maior desafio da fabricante do V1 – que tem entre os destaques o teto de vidro, para que os passageiros possam apreciar o céu da cidade enquanto passeiam – é a falta de experiência em produzir e vender carros nos EUA.
O modelo Ford, chamado Transit Connect, é uma adaptação da van europeia (vendida também no Brasil). O da Nissan é baseado no NV200, cujo destaque é ser o único capaz de trazer motor elétrico.

Baseado no NV200, conceito Nissan pode ter motor elétrico. (Foto: NYC Taxi and Limousine Commission/REUTERS)
O vencedor da disputa será anunciado no início de 2011 e os carros chegarão às ruas da cidade em 2014. Atualmente a frota de Nova York conta com mais de 13 mil táxis licenciados feitos por 16 diferentes fabricantes.