Parece que as coisas não andam bem para a Neta Auto. Depois de zerar o teste de colisão do Asean NCAP, o Aya se envolveu em outra polêmica na China, seu país de origem. De acordo com a proprietária de uma unidade do elétrico, seu carro tem enfrentado problemas sérios em relação à bateria.
Comprado há um ano e meio por 76 mil yuan (cerca de R$ 63.500 na conversão direta), o veículo teve sua autonomia reduzida para 10% do valor anunciado pela montadora. Assim, o alcance declarado de fábrica era de 401 km na época da compra (conforme o ciclo chinês). Contudo, a cliente se queixa de que atualmente seu carro roda apenas 40 km com uma carga completa da bateria.
O problema começou em um dia de frio extremo, quando inicialmente a autonomia caiu para 60 km. A proprietária procurou a concessionária e descobriu que a bateria tinha um defeito e precisaria ser trocada. Entretanto, a peça não está disponível em estoque. Após um tempo, o alcance diminuiu ainda mais, chegando a cerca de 40 km, impedindo que a mulher pudesse se deslocar no percurso de 42 km entre sua casa e o trabalho.
Para amenizar a situação, a Neta ofereceu um veículo provisório para não deixá-la na mão, mas de uma categoria para a mobilidade de idosos com scooters e modelos elétricos de baixa velocidade. O caso segue sem solução, uma vez que a bateria permanece indisponível e não há previsão para o reparo.
Neta no Brasil
Depois de atrasar a estreia, os carros da Neta entraram em pré-venda em novembro do ano passado. Por ora, estão disponíveis o próprio crossover Aya, além do SUV X – ambos elétricos. O primeiro traz motor de 95 cv e 15,3 mkgf, com autonomia nas medições do Inmetro de 263 km – menor que os 401 km do ciclo chinês. Há duas versões: Comfort, de R$ 128.900, e Luxury, por R$ 134.900. Na lista de equipamentos, destaque para central multimídia de 14,6”, carregador de celular por indução e sistemas de assistência como frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
Já o X tem medidas um pouco maiores que as do BYD Yuan Plus, por exemplo. Seu motor entrega 163 cv e 21,4 mkgf. Há três versões, sendo que a 400 tem bateria de 52,5 kWh e 258 km de alcance, enquanto 500 e 500 Luxury recebem bateria de 64,1 kWh e podem rodar até 317 km. A lista de equipamentos traz seis airbags, carregador por indução, teto panorâmico e multimídia de 15,6”. A 400 custa R$ 194.900, enquanto a 500 sai por R$ 204.900 e a 500 Luxury vale R$ 214.900.
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