Na hora de escolher o próximo carro, o comprador deve sempre prestar atenção no preço do veículo, mas também nos gastos diários que vão aparecer ao longo da vida útil dele.
Isso inclui as revisões e eventuais trocas de peças. Mas o custo do abastecimento também deve ser levado muito em conta. Afinal, dependendo do carro e da autonomia, o dono vai precisar abastecer com uma frequência maior.
É aí que entram os carros econômicos, ou que bebem pouco, na linguagem popular. Eles garantem um menor consumo de combustível por quilômetro rodado e deixam o bolso do proprietário mais feliz. Por padrão, carros como os hatches, por exemplo, são mais econômicos do que os esportivos, porém nem todo mundo quer um hatch.
Por isso, o Jornal do Carro separou até cinco modelos de cada categoria para ajudar na escolha de um carro mais econômico do tipo que você quer (nos segmentos em que existem cinco modelos etiquetados). A medida usada foi o MJ/km, megajoule por quilômetro, o mesmo adotado pelo governo federal para o Programa de Etiquetagem Veicular (CONPET), que é aferido pelo Inmetro.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seHatch pequeno
- Renault Kwid (Motor 1.0) – R$ 39.390: 1,39 MJ/km
- Chevrolet Onix (Motor 1.0) – R$ 47.290: 1,40 MJ/km
- Fiat Mobi (Motor 1.0) – R$ 37.430: 1,43 MJ/km
- Volkswagen Up! TSI (Motor 1.0) – R$ 57.090: 1,44 MJ/km
- Peugeot 208 (Motor 1.2) – R$ 67.880: 1,46 MJ/km
Hatch médio
- Audi A3 9 (Motor 1.4) – R$ 154.990: 1,70 MJ/km
- BMW 118i (Motor 1.5) – R$ 238.950: 1,71 MJ/km
- Chevrolet Cruze Hatchback (Motor 1.4) – R$ 99.390: 1,75 MJ/km
Sedan pequeno
- Chevrolet Onix Plus (Motor 1.0) – R$ 61.790: 1,34 MJ/km
- Ford Ka Sedan (Motor 1.0) – R$ 57.590: 1,49 MJ/km
- Fiat Cronos (Motor 1.3) – R$ 60.990: 1,50 MJ/km
- Renault Logan (Motor 1.0) – R$ 61.190: 1,50 MJ/km
- Volkswagen Voyage (Motor 1.0) – R$ 64.700: 1,52 MJ/km
Sedan médio
- Toyota Prius (Motor 1.8) – R$ 184.990: 1,15 MJ/km
- Toyota Corolla (Motor 1.8) – R$ 146.390: 1,38 MJ/km
- Honda Civic (Motor 1.5) – R$ 146.500: 1,68 MJ/km
- Audi A3 Sedan (Motor 1.4) – R$ 140.990: 1,72 MJ/km
Sedan grande
- BMW 530e M Sport (Motor 2.0) – R$ 384.950: 0,85 MJ/km
- Volvo S60 (Motor 2.0) – R$ 245.950: 0,91 MJ/km
- Porsche Panamera (Motor 2.9) – R$ 549.000: 1,03 MJ/km
- Audi A4 (Motor 2.0) – R$ 229.990: 1,77 MJ/km
- BMW 320i (Motor 2.0) – R$ 245.950: 1,86 MJ/km
Monovolume
- Honda Fit (Motor 1.5) – R$ 66.300: 1,66 MJ/km
- Chevrolet Spin (Motor 1.8) – R$ 79.390: 1,84 MJ/km
- Fiat Dobló (Motor 1.8) – R$ 110.590: 2,28 MJ/km
- Kia Carnival (Motor 3.3) – R$ 379.990: 3,12 MJ/km
Esportivos
- BMW Z4 (Motor 2.0) – R$ 379.950: 2,08 MJ/km
- Porsche Boxster (Motor 2.0) – R$ 388.021: 2,15 MJ/km
- Porsche Cayman (Motor 2.0) – R$ 368.021: 2,15 MJ/km
- 911 Carrera 4S (Motor 3.0) – R$ 769.000: 2,41 MJ/km
- BMW M2 (Motor 3.0) – R$ 482.950: 2,67 MJ/km
SUV
- Volvo XC40 (Motor 1.5) – R$ 234.950: 0,85 MJ/km
- Volvo XC60 (Motor 2.0) – R$ 351.950: 1,05 MJ/km
- Volkswagen T-Cross (Motor 1.0) – R$ 95.550: 1,64 MJ/km
- Ford Ecosport (Motor 1.5) – R$ 69.990: 1,76 MJ/km
- Nissan Kicks (Motor 1.6) – R$ 96.290: 1,78 MJ/km
Picape pequena
- Fiat Strada (Motor 1.4) – R$ 83.990: 1,75 MJ/km
- Chevrolet Montana (Motor 1.4) – R$ 75.490: 1,82 MJ/km
- Volkswagen Saveiro (Motor 1.6) – R$ 61.600: 1,89 MJ/km
Picape média
- Renault Oroch (Motor 1.6) – R$ 87.580: 1,95 MJ/km
- Fiat Toro (Motor 2.4) – R$ 138.602: 2,31 MJ/km
- Mitsubishi L200 (Motor 2.4) – R$ 198.990: 2,38 MJ/km
- Chevrolet S10 (Motor 2.5) – R$ 176.990: 2,53 MJ/km
- Ford Ranger 4×4 (Motor 2.2) – R$ 151.590: 2,59 MJ/km
Furgões
- Fiat Fiorino (Motor 1.4) – R$ 64.055: 1,91 MJ/km
- Peugeot Expert (Motor 1.6) – R$ 140.490: 2,27 MJ/km
- Citroën Jumpy (Motor 1.6) – R$ 140.490: 2,27 MJ/km
- Kia Bongo K2500 (Motor 2.5) – R$ 119.990: 2,81 MJ/km
- Fiat Ducato (Motor 2.3) – R$ 171.890: 2,92 MJ/km