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Primeiro carro elétrico 4x4 andou na lua
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Primeiro carro elétrico 4x4 andou na lua

Criado em 1972, primeiro carro elétrico com 4x4 foi criado pela Nasa para ser usado na expedição na Lua projeto Apollo

Redação

27 de abr, 2020 · 4 minutos de leitura.

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LRV
LRV DA NASA NA LUA
Crédito:reprodução

A Apollo 16 foi a penúltima expedição da Nasa, a agência espacial norte-americana, à Lua em abril de 1972. Mas ela foi marcante também por outro motivo, pois foi nela que surgiu o primeiro utilitário elétrico com tração 4x4. Junto com a missão, a Nasa enviou ao satélite natural o LRV, sigla para Lunar Roving Vehicle (Veículo Lunar Itinerante).

Agora, 48 anos depois, um vídeo remasterizado do original mostra como foi a missão do veículo na lua. O vídeo traz ainda a conversa entre os astronautas John W. Young, piloto do LRV, e o copiloto e responsável pela filmagem, Charles M. Duke Jr.

O LRV foi criado para ser operado em baixa gravidade, que é o caso da lua, e em vácuo - ausência de luz, som e ar. Produzido em alumínio, tinha baterias de 36V armazenadas na frente com autonomia de 78 horas ou 180 km de distância. As rodas eram de malhas de cordas de piano e titânio e cada uma delas tinha seu próprio motor elétrico. Sua velocidade máxima era de 14 km/h.

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A suspensão era independente nas quatro rodas. Para, a época, os motores elétricos tinha um funcionamento bem evoluído. Eles permitiam a desconexão em cada roda, uma espécie de roda livre. Além disso, era possível rodar e, modo 4x2, caso metade dos motores elétricos quebrassem.



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LRV tinha que aguentar até 150º C negativos

Entre as particularidades dos LRV, eles tinham que ser resistentes o suficientes para os impactos de decolagem e aterrissagem dentro da nave, além de resistir a temperaturas de até 150º C negativos no espaço. Ele viajou desmontado e preso na lateral do módulo e foi montado na lua.

Em sua forma final, o LRV tinha 3,1 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 350 mm de altura do solo e cerca de 180 kg. Sua capacidade de carga era de 621 kg, incluindo os dois ocupantes, equipamentos científicos, peças de substituição, broca e as amostras de rochas que foram recolhidas.

Na época, ele foi desenvolvido pela Nasa, mas a construção foi realizada por um consórcio entre a Boeing e a Delco Eletronics, divisão de tecnologia avançada da GM. O projeto, infelizmente, não contemplava a recuperação dos veículos lunares no retorno a terra, portanto, todos os criados para as missões Apollo, estão na lua até hoje.


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