24/04/2011 - 5 minutos de leitura.

Carro no Brasil está mais equipado

Atualmente, a maior parte dos veículos à venda no País já vêm com ar-condicionado e direção hidráulica. Há dez anos, apenas 20% dos consumidores solicitavam esses equipamentos opcionais

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Cleide Silva

O número de carros novos no Brasil equipados com ar-condicionado triplicou. Itens como trio elétrico, direção hidráulica, câmbio automático, air bag e freio ABS também estão cada vez mais presentes nos modelos vendidos no País. Além de comprar mais, movimento que ocorre há sete anos consecutivos, os brasileiros adquirem modelos mais equipados, revelando outra face do aumento da renda da população.

No país do carro popular, a direção hidráulica e o vidro elétrico eram itens opcionais instalados em cerca de 20% a 30% dos carros novos há pouco mais de dez anos. Hoje, caminha para 100%, afirma Flávio Campos, diretor de Engenharia da Delphi. “Com renda melhor, o consumidor pode buscar mais conforto no carro.”

Estudo feito pela Delphi mostra que, de 2004 para 2010, saltou de 1 milhão para 3 milhões o total de veículos vendidos no Brasil e na Argentina com ar-condicionado. Campos soma os dois países porque boa parte dos modelos feitos aqui é vendida no vizinho e vice-versa.

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O air bag e o ABS, praticamente ausentes nos automóveis há sete anos, em 2010 equipavam cerca de 1 milhão dos modelos adquiridos por brasileiros e argentinos. O rádio, antes instalado no mercado paralelo, por ser mais barato, hoje sai de fábrica em grande parcela dos veículos.

Para o diretor de Marketing da General Motors, Gustavo Colossi, equipamentos que eram opcionais, vistos como de luxo, passaram a itens de conforto e tornaram-se necessidade.

Ar-condicionado, diz ele, é o melhor exemplo. Carros na faixa de preço de R$ 40 mil saem de fábrica com o equipamento, mas há cinco anos eram opcionais. Colossi ressalta também a questão regional. No Nordeste, de 80% a 90% das vendas de modelos básicos, como Celta e Classic, têm ar, por causa do clima quente. Nas grandes capitais, é visto também como item de segurança, pois permite ao condutor manter o vidro fechado.


A direção hidráulica, antes disponível em modelos top de linha, começa a sair de fábrica em carros mais em conta, como o Prisma, que custa a partir de R$ 31 mil. O air bag duplo, até pouco tempo instalado só em modelos de luxo como Vectra e Omega, vendidos entre R$ 60 mil e R$ 128 mil, agora é de série em versões do Agile que custam cerca de R$ 45 mil.

“Em todos os modelos na faixa de R$ 90 mil, como o Malibu, a transmissão automática agora é mandatória”, diz Colossi, ao citar outro exemplo. Há oito anos, o Omega, importado da Austrália, tinha câmbio manual.

Na linha Honda, composta por Fit, City, Civic, Accord e CR-V, com preços entre R$ 54,9 mil e R$ 144,5 mil, 67% das vendas são de versões com transmissão automática, participação que era de 51% em 2006.


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