Você está lendo...
Carro preto é o preferido em São Paulo
Notícias

Carro preto é o preferido em São Paulo

Cor preta domina os emplacamentos no Estado e, na capital, está à frente até mesmo da prata

14 de set, 2016 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Carro preto é o preferido em São Paulo
Tom escuro tende a ser discreto e cria maior sensação de segurança

Se na rua talvez seja difícil perceber o domínio absoluto, os números não mentem: o paulistano prefere carros pretos por larga margem. E a ascensão da cor nada tem a ver com aplicativos de carona. O preto ultrapassou o prata e está em 19,9 % dos veículos registrados na capital. O cenário se repete no Estado, onde a cor está em 19,5% da frota, de acordo com dados do Detran-SP.

O prata e o branco vêm em seguida – estão em 17,7% e 16,4%, respectivamente, dos carros registrados no município de São Paulo.

Publicidade


A tendência contraria as estatísticas mundiais, que aponta o branco como a cor preferida dos motoristas, com 35% de participação dos carros que circulam no mundo. O preto vem em segundo lugar, com 18% no ranking global, e o prata aparece em terceiro, com 13%.

Para o consultor da ADK Automotive, Paulo Garbossa, a preferência pela cor preta entre os paulistas se deve à busca por discrição, supostamente ligada ao carro escuro, que reflete um temor pela segurança de quem circula na capital. Facilidade na revenda também conta a favor dessa cor. “O preto tende a ser sempre igual para todas as montadoras, ao contrários dos tons de prata, que variam bastante”, explica.

Pesquisa da fabricante de tintas PPG feita na Europa e Estados Unidos apontou que 59% dos consumidores consideram a cor como um item fundamental na hora da compra do carro.


Por aqui, o advogado Fernando Pires engrossa esse grupo. Ele está no décimo carro preto comprado exatamente por causa da cor – atualmente ele roda a bordo de uma picape Volkswagen Amarok. “O preto realça as linhas da carroceria e brilha muito mais”, diz. “Já tive carros de outras cores, mas que vieram por fatores externos, todos os que eu escolhi foram pretos”, conta Pires.

O advogado faz parte da parcela de consumidores que mais valoriza a aparência do carro, segundo a pesquisa feita pela PPG. O público masculino e com idade entre 18 e 39 anos é o que mais dá importância à estética do carro e se propõe a pagar mais para ter o que quer.

AS CORES MAIS POPULARES DE SÃO PAULO


NA CAPITAL
Preto = 19,9%
Prata = 18,4%
Branco = 16,4%
Cinza = 13%
Vermelho = 12%
Azul = 8,7%
Verde = 5,3%
Bege = 3,3%
Amarelo = 1,7%
Outros = 1,1%

NO ESTADO
Preto = 19,5%
Prata = 18,4%
Branco = 17%
Vermelho = 12,1%
Cinza = 12%
Azul = 8,8%
Verde = 5%
Bege = 3%
Amarelo = 1,6%
Outros = 1%


Deixe sua opinião