Você está lendo...
Carro voador decola com certa instabilidade em Dubai; veja o vídeo
Notícias

Carro voador decola com certa instabilidade em Dubai; veja o vídeo

Bellwether cria protótipo de carro voador que fez seu primeiro passeio com velocidade máxima de 40 km/h; modelo definitivo deve chegar em 2028

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

19 de jan, 2022 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Voador
Versão de produção do Bellwether Volar promete capacidade para chegar aos 220 km/h
Crédito:Bellwether/Divulgação

A startup britânica Bellwether fez uma demonstração pública do seu carro voador, batizado de Volar. Um protótipo do modelo levantou voo em Dubai, nos Emirados Árabes, mas apresentou certa instabilidade enquanto planava no ar, a cerca de 4 metros de altitude.

O teste com o Volar, que se propõe a ser um supercarro dos ares, foi feito em novembro, mas divulgado só agora. Ele atingiu velocidade de 40 km/h e parece ainda distante de entregar um bom desempenho e uma linearidade aceitável. Apesar da instabilidade durante o vôo, o protótipo, pilotado de forma remota (vídeo abaixo), deixou os engenheiros da Bellwether otimistas.

Publicidade


A novidade da empresa, que aposta no carro voador para o transporte de pessoas, inova no visual. O design da nave, por certo, lembra modelos de filmes de ficção científica. A cabine para quatro ou cinco passageiros é totalmente selada e sua carroceria tem formas orgânicas. De acordo com a empresa, a versão de produção terá 3,2 metros de largura e chegará aos 220 km/h. A previsão é atingir até 915 metros de altitude.

Outros detalhes

O Volar, a princípio, é um veículo elétrico que pousa e decola verticalmente, como os helicópteros. Mas, utiliza um conjunto de hélices na parte inferior da carroceria. Seu peso deve ficar na casa de 600 kg, ou seja, menos de um terço de um sedã convencional. O modelo terá autonomia para 90 minutos de vôo e a previsão de lançamento é apenas para 2028.

voador
Bellwether/Divulgação

“Acreditamos que as viagens das pessoas pelos céus serão inevitáveis ​​nos próximos dez anos. Portanto, criamos o Volar para que todos voem a qualquer hora e em qualquer lugar”, diz a nota a empresa responsável pelo projeto. “Ainda há bastante trabalho a fim de “construir um novo estilo de vida tridimensional e liderar o mundo em direção a mobilidade urbana”.



O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião