Os modelos com capacidade “real” para enfrentar desafios fora de estrada estão bem representados no Salão do Automóvel, que vai até o próximo domingo.</DC> Muitos dos utilitários apresentados têm vocação urbana, mas alguns podem enfrentar trilhas pesadas.
Há vários modelos com esse perfil no estande da Land Rover, por exemplo. O destaque é o Discovery Sport, que tem motor 2.2 a diesel de 190 cv ou 2.0 a gasolina de 240 cv. O carro, que é importado da Inglaterra, será lançado no País em janeiro de 2015 por R$ 179.900. No ano seguinte, começa a ser feito em Itatiaia (RJ).
Para mostrar as aptidões de seus outros modelos, como Range Rover Evoque e Discovery 4, a marca montou uma pista off-road no estacionamento do Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde ocorre o evento. Qualquer pessoa pode guiar o carro – basta se inscrever no estande da marca.
A Jeep também montou uma “trilha” na área externa do Anhembi, mas os visitantes só podem desfrutá-la de carona nos carros da marca, com um piloto ao volante.
Em seu estande, está o jipão Cherokee Trailhawk, versão de topo apta a encarar estradas de terra com condições adversas. Prestes a chegar às lojas do País por R$ 189.900, o modelo traz tração 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.
Na Troller, o T4 Off-road está exposto para testar a aceitação do público. Em breve, pode se tornar versão ou série especial. Há para-choques mais robustos e pneus próprios para o fora de estrada, além de guincho frontal, estribos e bagageiros metálicos e snorkel.
Da Mitsubishi, o Pajero Dakar é o modelo para os interessados em aventuras. Na Suzuki, o Jimny , bastante apreciados pelos jipeiros, está presente, inclusive na versão que disputou o Rally dos Sertões. em meados deste ano.
Já a Mercedes-Benz combina esportividade à aptidão off-road com o G 63 AMG. O jipe importado da Alemanha tem tração 4×4, motor V8 biturbo de 544 cv e transmissão automática de sete velocidades.