Um carro produzido no México e vendido no Brasil pode sair 12% mais barato que um feito pelas fábricas nacionais. É o que aponta um estudo encomendado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) à consultoria PwC.
A produção de um carro mexicano custa 18% a menos que a brasileira, diz o levantamento divulgado nesta terça-feira (7). Em termos de exportações, o produto mexicano seria 24 pontos porcentuais mais competitivo que um veículo brasileiro.
Desde março, os dois países seguem um acordo de livre comércio para veículos automotivos leves, sem cobrança de taxas. Brasil e México possuem aspectos socioeconômicos similares, mas com perfis comerciais distintos, lembra a pesquisa. O mercado mexicano possui um grau de abertura maior que o brasileiro.
- Vendas da Jeep no Brasil cresceram 155% nos últimos quatro anos
- Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
A exemplo disso, enquanto o México possui 12 tratados de livre comércio com 46 países, o Brasil tem 6 com outras 11 nações. No setor automotivo, 88% da produção mexicana é focada para o comércio exterior. Já no Brasil é de 22%.
“Nosso país tem um ambiente de negócios caracterizado por alta burocracia, limitações logísticas e altos custos operacionais”, afirma a Anfavea. Em nota, o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, pede medidas para melhorar a competitividade dos veículos brasileiros.
“Medidas que estimulem o comércio exterior, melhorem a logística de distribuição e reduzam a carga tributária são urgentes para conferir uma nova dinâmica para os negócios brasileiros em diversos segmentos da economia, não somente o automotivo”, diz.
OS CARROS MAIS VENDIDOS EM ABRIL DE 2019:
20º TOYOTA HILUX
3.846 unidades FOTO: TOYOTA/DIVULGAÇÃO
19º HONDA HR-V
3.927 unidades. FOTO: HONDA/DIVULGAÇÃO
18º RENAULT SANDERO
3.937 unidades. FOTO: RENAULT/DIVULGAÇÃO
17º NISSAN KICKS
4.121 UNIDADES. FOTO: NISSAN/DIVULGAÇÃO
16º FIAT MOBI
4.179 UNIDADES. FOTO: FIAT/DIVULGAÇÃO
15º HYUNDAI CRETA
4.387 UNIDADES. FOTO: HYUNDAI/DIVULGAÇÃO
14º TOYOTA COROLLA
4.667 UNIDADES. FOTO: TOYOTA/DIVULGAÇÃO
13º JEEP COMPASS
4.930 UNIDADES. FOTO: JEEP/DIVULGAÇÃO
12º VOLKSWAGEN POLO
5.073 UNIDADES. FOTO: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
11º FIAT TORO
5.478 UNIDADES. FOTO: FIAT/DIVULGAÇÃO
10º FORD KA SEDAN
5.610 UNIDADES. FOTO: FORD/DIVULGAÇÃO
9º JEEP RENEGADE
5.714 UNIDADES. FOTO: JEEP/DIVULGAÇÃO
8º FIAT STRADA
6.128 UNIDADES. FOTO: FIAT/DIVULGAÇÃO
7º CHEVROLET PRISMA
6.726 UNIDADES. FOTO: CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
6º FIAT ARGO
6.839 UNIDADES. FOTO: FIAT/DIVULGAÇÃO
5º VOLKSWAGEN GOL
7.180 UNIDADES. VW/DIVULGAÇÃO
4º RENAULT KWID
7.319 UNIDADES. FOTO: RENAULT/DIVULGAÇÃO
3º FORD KA
8.772 UNIDADES. FOTO: FORD/DIVULGAÇÃO
2º HYUNDAI HB20
10.386 UNIDADES. FOTO: HYUNDAI/DIVULGAÇÃO
1º CHEVROLET ONIX
19.619 UNIDADES. FOTO: CHEVROLET/DIVULGAÇÃO