Você está lendo...
Carros brasileiros podem ser 12% mais caros que os mexicanos
Mercado

Carros brasileiros podem ser 12% mais caros que os mexicanos

Brasil e México possuem um acordo de livre comércio para veículos automotivos leves sem cobrança de taxas

Redação

07 de mai, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

carros brasileiros
CARROS BRASILEIROS SÃO 12% MAIS CAROS QUE MEXICANOS.
Crédito:TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO

Um carro produzido no México e vendido no Brasil pode sair 12% mais barato que um feito pelas fábricas nacionais. É o que aponta um estudo encomendado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) à consultoria PwC.

A produção de um carro mexicano custa 18% a menos que a brasileira, diz o levantamento divulgado nesta terça-feira (7). Em termos de exportações, o produto mexicano seria 24 pontos porcentuais mais competitivo que um veículo brasileiro.

Desde março, os dois países seguem um acordo de livre comércio para veículos automotivos leves, sem cobrança de taxas. Brasil e México possuem aspectos socioeconômicos similares, mas com perfis comerciais distintos, lembra a pesquisa. O mercado mexicano possui um grau de abertura maior que o brasileiro.

Publicidade


A exemplo disso, enquanto o México possui 12 tratados de livre comércio com 46 países, o Brasil tem 6 com outras 11 nações. No setor automotivo, 88% da produção mexicana é focada para o comércio exterior. Já no Brasil é de 22%.

“Nosso país tem um ambiente de negócios caracterizado por alta burocracia, limitações logísticas e altos custos operacionais”, afirma a Anfavea. Em nota, o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, pede medidas para melhorar a competitividade dos veículos brasileiros.

“Medidas que estimulem o comércio exterior, melhorem a logística de distribuição e reduzam a carga tributária são urgentes para conferir uma nova dinâmica para os negócios brasileiros em diversos segmentos da economia, não somente o automotivo”, diz.


OS CARROS MAIS VENDIDOS EM ABRIL DE 2019: 

Deixe sua opinião