Pagar o novo carro a prazo não é privilégio apenas de quem compra modelos “populares”. Há clientes de luxuosos e superesportivos, alguns com preços acima de R$ 1 milhão, que também dividem o pagamento – a praxe é em até 12 vezes.
“Há casos em que, além de um carro usado, o interessado oferece uma parte em dinheiro e parcela o saldo”, afirma o vendedor da Maserati no Brasil, Claudio Boriero. De acordo com ele, a prática de parcelamento é comum entre os consumidores da marca italiana.
Continua depois do anúncioO leasing, operação de crédito que consiste no aluguel do carro com opção de compra no final do contrato, também. “Essa modalidade chega a ser mais usual do que o parcelamento”, diz Boriero. Ele conta que a Maserati terá uma linha de crédito especial para os compradores do Ghibli, modelo de entrada da marca, cuja tabela parte de R$ 590 mil.
À vista. Diferentemente do que ocorre na Maserati, na Aston Martin o pagamento parcelado é raro. O vendedor Leandro Malcervelli explica que apenas 3% das vendas envolvem financiamento. “A maioria dos clientes faz uma transferência bancária e a compra é realizada à vista”, diz.
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Mesmo assim, a marca britânica oferece “facilidades” para quem quiser parcelar. “Qualquer carro zero-km pode ser pago em até dez vezes sem juros”, explica Malcervelli. O modelo mais barato da Aston Martin é o cupê Vantage V8. A tabela é de cerca de R$ 850 mil.
“Geralmente, a compra lembra um namoro. A pessoa vem, olha o carro, volta, decide a cor (que pode ser personalizada) e só bem depois disso fecha o negócio”, conta Malcervelli.
Na Bentley, cuja maior parte dos carros à venda no Brasil passa de R$ 1 milhão, o pagamento é sempre à vista. “Nunca houve um caso no Brasil em que o cliente pediu para parcelar”, afirma o representante da marca britânica, Toninho Abdala.
Esse tipo de comportamento é raro no caso de carros com volumes “maiores”, como o Mercedes-Benz SLS AMG Black Series, mas existe. O modelo teve 11 unidades vendidas no Brasil. Cada uma saiu por R$ 1,1 milhão, aproximadamente.
“Os parcelamentos para esse tipo de carro não chegam a 5%”, diz o gerente de vendas e marketing da marca, Dirlei Dias. “Há quem pague em 12 vezes sem juros ou com três cheques, direto para a concessionária, mas o negócio à vista é mais comum.”