Você está lendo...
Carros elétricos terão que emitir ruídos
Notícias

Carros elétricos terão que emitir ruídos

Silêncio absoluto de carros elétricos pode ser perigoso para pedestres com deficiências visuais

Redação

01 de jul, 2019 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

elétrico
Audi e-tron emite ruído sutil quando em funcionamento
Crédito:Foto: Audi/Divulgação
elétrico

A União Europeia vai exigir que as fabricantes instalem um sistema de alerta acústico em modelos elétricos. Como os carros movidos a bateria não emitem nenhum ruído, eles tendem a ser mais perigosos para pedestres, que podem não ouvir a aproximação do veículo.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Os carros deverão emitir algum tipo de barulho a velocidades abaixo de 20 km/h e ao dar marcha a ré. Cada montadora poderá criar um ruído especial para seus veículos, mas ele precisará estar relacionado à velocidade do carro. Também deverá ao menos lembrar o de um motor a combustão.

Publicidade


Todos os carros novos deverão ter que vir com o sistema a partir de 2021. A ausência de ruído é particularmente arriscada para pedestres cegos ou com dificuldade de visão. Apenas o ruído dos pneus não é suficiente para alertar da presença de um veículo.

SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM

Elétricos têm mais chances de acidentes

Uma pesquisa inglesa divulgada pela ONG Guide Dogs em 2017 mostrou que carros híbridos e elétricos têm chance 40% maior de se envolver em acidentes e ferir pedestres.


Alguns modelos elétricos já possuem o sistema. Jaguar I-Pace e Audi e-tron já emitem um ruído leve quando estão em funcionamento ou se movimentando.

Deixe sua opinião