O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou lei que permite que carros sem motorista circulem nas estradas do Estado.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
No entanto, a Aliança de Fabricantes de Automóveis, cujos membros respondem por 77% das vendas de carros de passeio e caminhões leves nos EUA, acredita que ainda há muitas questões não resolvidas, ainda que montadoras como GM, VW e BMW estejam entrando na onda dos veículo autônomos.
“Se a intenção do Estado é promover os carros autônomos, precisamos definir as responsabilidades com antecedência, ou podemos ter problemas”, dizia um comunicado divulgado pela Aliança, que destaca que a lei não oferece qualquer proteção para o fabricante de um veículo que recebeu a tecnologia.
Outra preocupação é com interferências externas que o veículo autônomo pode sofrer, de forma acidental ou proposital. Stefan Gross, professor de tecnologia automotiva da Universidade de Ostfalia, na Alemanha, e pesquisador da McAfee, alertou sobre a possibilidade de os sistemas dos veículos avançados serem invadidos.
O vice-presidente da McAfee, Stuart McClure, resume: “Uma coisa é ter seu e-mail ou laptop comprometido, outra bem diferente é ter seu carro hackeado. Isso pode se traduzir em riscos terríveis à sua segurança pessoal.”