Com a tendência de o motor a combustão ser cada vez menor e mais eficiente, os seis cilindros estão desaparecendo. A exceção são os modelos de alto desempenho. Nesse segmento, os V6 com turbo vêm tomando o lugar de muitos V8.
Os V6 aspirados são ainda mais raros. Um dos poucos remanescentes à venda no País com esse tipo de motor é a Chevrolet Trailblazer. A versão mais barata do SUV utiliza um V6 a gasolina de 3,6 litros e 279 cv.
Acoplado ao câmbio automático de seis marchas, o V6 da GM é um motor “à moda antiga”. Tem farto torque em rotações baixas e produz um ronco grave que sai do escapamento.
A suavidade no funcionamento também é uma qualidade desse seis-cilindros. A Trailblazer V6 parte de R$ 183.790.
Um pouco mais cara é a Amarok V6, a “queridinha” dos picapeiros. Com um motor turbodiesel de 3 litros e 225 cv, a picape da Volkswagen tem câmbio automático de oito marchas e desempenho pra lá de instigante.
A tração é sempre integral. No caso da versão Highline, a Amarok V6, que assim como as demais versões é fabricada na Argentina, parte de R$ 191.990.
SW4 perdeu motor V6
Depois que a Toyota deixou de vender a versão V6 do utilitário-esportivo SW4, o único representante da marca no Brasil com esse tipo de motor é o Camry. O sedã japonês tem preço sugerido de R$ 206.200.
O modelo com visual para lá de conservador utiliza um V6 a gasolina de 3,5 litros e saudáveis 310 cv. O câmbio é automático de oito velocidades.
Mesmo com esse conjunto, não dá para esperar um desempenho esportivo desse sedã. O Camry se sai melhor desfilando por aí. E serve muito bem para transportar executivos.