Você está lendo...
Carros que fizeram sucesso na novela ‘Laços de Família’
Notícias

Carros que fizeram sucesso na novela ‘Laços de Família’

'Laços de Família', que será reexibida pela TV Globo a partir de amanhã (7), no 'Vale a Pena Ver de Novo', está repleta de carros de sucesso, como BMW Z3, Audi A3 e Toyota Hilux

Vagner Aquino

06 de set, 2020 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Laços de Família
BMW Z3
Crédito:Reprodução/Internet

Na voz de Caetano Veloso, “Samba de Verão” embalava diversas cenas da novela “Laços de Família”, que foi originalmente exibida entre 2000 e 2001 na TV Globo. A partir de amanhã (7), esse sucesso de público e crítica está de volta. Em meio às relações amorosas e familiares, chamam a atenção na trama a cultura da época, a moda e, evidentemente, os carros.

Já no primeiro capítulo da novela, Edu, personagem vivido por Reynaldo Gianecchini, passeia pela zona sul carioca a bordo de um BMW Z3. Lançado no Brasil em meados da década de 1990 – e com preço salgado – o conversível fez bastante sucesso. Falando em valores, o próprio personagem dispara: “Sabe quanto paguei? R$ 100 mil!”. É, isso há 20 anos…

O belo carro da marca alemã, que até hoje atrai olhares por onde passa, marcou época. No Brasil, foi vendido com três tipos de motor. Havia o quatro cilindros de 1,9 litro e 140 cv de potência, o seis-cilindros em linha de 2,8 litros e 193 cv e um 3.2 de 321 cv preparado pela divisão esportiva Motorsport.

Publicidade


O BMW Z3, aliás, deu o ar da graça em várias novelas na telinha. É o caso da mexicana “A Usurpadora” (Televisa), exibida pelo SBT em diversos momentos desde década de 1990. A vilã Paola Bracho (Gabriela Spanic) dirigia um conversível de cor vermelha. Seu marido, Carlos Daniel (Fernando Colunga), rodava a bordo de um modelo prata.

No Brasil, o BMW Z3 também brilhou em participações em novelas das 20h. E também em séries e até no programa “Você Decide”, uma espécie de precursor dos reality shows no Brasil. A produção foi exibida de 1992 a 2000. Em 1997, o carro apareceu em “Por Amor” (1997) guiado tanto por Marcelo (Fábio Assunção) quanto por Milena (Carolina Ferraz).

No ano seguinte (1998), em “Torre de Babel”, o esportivo alemão deu o ar da graça tendo Vilma (Isadora Ribeiro) ao volante. Em “Celebridade” (2003), Renato Mendes (Fábio Assunção) desfilava com um exemplar cor azul marinho.


Outros carros em ‘Laços de Família’

Voltando à “Laços de Família”, a cena da colisão entre os carros de Edu e Helena (Vera Fischer) marcou o encontro do par romântico da trama. A protagonista estava ao volante de um Explorer, importado pela Ford naquele ano. Até então, SUVs não eram tão comuns nas ruas brasileiras justamente pelo preço elevado.

Quem reverteu essa situação foi a própria Ford. Em 2003, a marca lançou o EcoSport, que usava a base do Fiesta. Feito em Camaçari, o modelo inaugurou o segmento de SUVs compactos. Com preço, digamos, menos salgado, o “suvinho” abriu caminho para uma enxurrada de concorrentes.


Após a batida, o personagem de Gianecchini passou a andar com um Audi A4 de seu padrasto Danilo (Alexandre Borges). Porém, capítulos depois, passou a dirigir um Audi A3 de duas portas. O hatch importado da Alemanha era um dos modelos mais desejados pelos endinheirados no início da década de 2000.

O Palio de primeira geração era figurinha carimbada nas ruas do Brasil quando “Laços de Família” era exibida. E uma das principais personagens da trama, Capitú (Giovanna Antonelli), rodava a bordo do hatch da Fiat com a clássica cor azul com tons de roxo. A jovem universitária se prostituía para sustentar seu filho e, também, os pais, já idosos.

Eterno apaixonado por Capitú – e filho de Helena -, Fred (Luigi Baricelli) também dirigia um “carro popular”. O jovem tinha um Gol “bolinha”, apelido da segunda geração do Volkswagen feita de 1994 até o início de 1999. Ele dividia o hatch com a esposa Clara, interpretada por Regiane Alves.


Camila (Carolina Dieckmann), também filha de Helena, tinha um Renault Clio, no ousado tom dourado. Vale lembrar que a atriz protagonizou uma das cenas mais emocionantes da teledramaturgia brasileira. Ela raspou a cabeça para dar mais veracidade à personagem que sofria de leucemia.

Clássico

Outro Ford que fez sucesso em “Laços de Família” foi o conversível Escort XR3 de Íris (Deborah Secco). A personagem comprou o carro com o dinheiro da herança deixada pelo pai. Cabe recordar que o modelo, lançado em 1985, já era um veterano nos anos 2000. Sob o capô, o Ford trazia o motor 1.8 AP da Volkswagen. isso porque na época a norte-americana fez uma aliança com a alemã que deu origem à Autolatina – um casamento que não deu certo.

Escrita por Manoel Carlos e com direção geral de Ricardo Waddington, “Laços de Família” tem várias cenas externas. Ou seja, o telespectador terá a oportunidade de rever muitos carros na telinha. No haras de Alma (Marieta Severo), por exemplo, era comum ver o administrador Pedro (José Mayer) e a veterinária Cíntia (Helena Ranaldi) chegando com suas picapes Chevrolet Silverado e Toyota Hilux, respectivamente.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião