A ZF está trabalhando num conceito de air bags externos para melhorar a segurança dos automóveis. Segundo a sistemista, a novidade pode reduzir a severidade de acidentes em até 40%. As bolsas deverão se inflar pela parte de fora do carro, para aumentar a área de absorção de impacto do veículo.
O maior desafio é fazer o air bag inflar corretamente e na hora certa. Isso significa que os carros terão que ter sistemas para prever um impacto. Atualmente alguns modelos têm sistemas que apertam o cinto de segurança ou preparam a suspensão antes de uma batida. O air bag seria uma evolução desses itens.
A ZF pretende prever os acidentes com a evolução dos radares, câmeras e sensores ultrassom. Esses sistemas devem equipar os primeiros carros totalmente autônomos, e poderiam ter a função de disparar os air bags acoplada. E assim como os autônomos, a tecnologia ainda deverá levar alguns anos para chegar às ruas.
Air bags ‘plus size’
Os air bags externos devem ser grandes, com cerca de dois metros de comprimento e 40 centímetros de altura. O tamanho vai variar de acordo com o carro, mas o mais impressionante é o tempo que ele leva para se inflar. A despeito do tamanho maior, a ideia é que a bolsa se abra no mesmo tempo que um air bag normal, cerca de 13 milissegundos.