A ZF está trabalhando num conceito de air bags externos para melhorar a segurança dos automóveis. Segundo a sistemista, a novidade pode reduzir a severidade de acidentes em até 40%. As bolsas deverão se inflar pela parte de fora do carro, para aumentar a área de absorção de impacto do veículo.
O maior desafio é fazer o air bag inflar corretamente e na hora certa. Isso significa que os carros terão que ter sistemas para prever um impacto. Atualmente alguns modelos têm sistemas que apertam o cinto de segurança ou preparam a suspensão antes de uma batida. O air bag seria uma evolução desses itens.
A ZF pretende prever os acidentes com a evolução dos radares, câmeras e sensores ultrassom. Esses sistemas devem equipar os primeiros carros totalmente autônomos, e poderiam ter a função de disparar os air bags acoplada. E assim como os autônomos, a tecnologia ainda deverá levar alguns anos para chegar às ruas.
Continua depois do anúncioAir bags ‘plus size’
Os air bags externos devem ser grandes, com cerca de dois metros de comprimento e 40 centímetros de altura. O tamanho vai variar de acordo com o carro, mas o mais impressionante é o tempo que ele leva para se inflar. A despeito do tamanho maior, a ideia é que a bolsa se abra no mesmo tempo que um air bag normal, cerca de 13 milissegundos.