A julgar pelos números de vendas de alguns automóveis até o dia 29 de outubro (dois dias antes do fechamento do mês), o mercado de carros novos no período aparentemente não foi abalado pelas eleições. Tanto que, mesmo antes do números finais, há automóveis que bateram o recorde mensal de vendas, apesar dos plebiscitos (dias 7 e 28) e do feriado do dia 12.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
É o caso dos Volkswagen Gol e Voyage, dos Chevrolet Spin e Prisma e da Fiat Strada, por exemplo. Pela primeira vez no ano, o veterano Gol superou a marca de 7 mil unidades vendidas em um único mês. Provavelmente, a reação ocorreu por causa da chegada do câmbio automático. Até o dia 29, o veterano hatch já havia alcançado a marca de 7.182 unidades.
A estreia do câmbio automático deu um impulso também ao Voyage. Da mesma forma como o Gol, o sedã quebrou o recorde de vendas. Pela primeira vez no ano, o Voyage superou a marca de 3 mil unidades, com 3.445 modelos emplacados.
Outros modelos que também foram bem
Outro que já tem outubro como o melhor mês do ano é o sedã Chevrolet Prisma. Até o dia 29, ele já computava 6.789 unidades, mais do que as 6.635 unidades registradas em abril (até então o melhor mês do modelo).
A Spin teve 2.203 unidades emplacadas, desbancando as 2.039 registradas em junho. A Fiat conseguiu emplacar 6.362 unidades da picape Strada. O número é bem maior do que o de setembro (4.696) e um pouco superior ao de abril (6.354 unidades), até então o melhor mês do modelo, no ano.
Outubro também foi um bom mês para o novato Toyota Yaris sedã (2.321) e seu concorrente direto, o Honda City, que obteve 1.604 vendas até o dia 29, superando os 1.578 emplacamentos de março.