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Carros que são seguros e econômicos
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Carros que são seguros e econômicos

Selecionamos 10 modelos que obtiveram bons resultados de segurança nos testes de colisão do Latin NCAP e de consumo pela aferição do programa Conpet do Inmetro

Redação

18 de mai, 2019 · 9 minutos de leitura.

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Volks Polo
Volkswagen Polo
Crédito:Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Volks Polo

A escolha de um carro zero-km passa pelo que é mais importante para cada comprador. Se o apelo do design desempata muitas decisões, já que essa compra também é emocional, o lado racional nos leva a valorizar a segurança e o consumo de combustível.

Afinal, ainda que ninguém goste de pensar no pior, é importante que o carro consiga proteger os ocupantes em um acidente. E, no final do mês, o peso no orçamento das idas ao posto pode tornar aquela compra uma alegria ou uma dor de cabeça.

Considerando tudo isso, fizemos uma lista de carros que são ao mesmo tempo seguros e econômicos. Usamos como referência, no lado da segurança, os resultados dos testes de colisão realizados pelo Latin NCap. Para o consumo, usamos as medidas feitas pelo programa Conpet do Inmetro.

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A notícia não tão boa é que nenhum modelo teve, ao mesmo tempo, resultados máximos em segurança e consumo. Dos modelos que receberam as 10 estrelas do LatinNCAP (são 5 para a proteção dos passageiros adultos e 5 para a infantil), nenhum obteve nota A nos dois selos do Inmetro.


Ao mesmo tempo, os carros mais econômicos do País ou ainda não passaram pelo teste do Latin NCAP, ou ficaram devendo pelo menos alguma estrela.

Por outro lado, há vários modelos que se saíram bem nos dois aspectos, ainda que sem obter excelência em ambos ao mesmo tempo. Esses são os carros que indicamos a seguir.

Compare os resultados de segurança e consumo

O Volkswagen Up! recebeu 9 estrelas do Latin NCap. Foram 5 na proteção para adultos e 4 para crianças, somando 55.4 pontos de um total de 66 possíveis, o que equivaleria a uma nota 8,39. Quando equipado com o motor 1.0 turbo e rodas de 14 polegadas, ele obtém dois selos A. (Vale lembrar que as graduações do Inmetro vão de A a E, sendo A o mais econômico e E o menos eficiente). Seu consumo urbano é de 10 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina. O rodoviário é de 11,5 km/l e 16,3 km/l, respectivamente.


O Volkswagen Polo também recebeu todas as 10 estrelas possíveis do Latin NCAP, somando 75.13 pontos de um total de 83 possíveis, o que equivaleria a uma nota 9,05. A versão com motor 1.0 aspirado obteve dois selos B do Inmetro. Seu consumo urbano é de 8,8 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina. O rodoviário é de 10 km/l e 14,3 km/l, respectivamente.

O Toyota Corolla 5+5 A+B recebeu todas as 10 estrelas possíveis do Latin NCAP, somando 74.48 pontos de um total de 83 possíveis, o que equivaleria a uma nota 8,97. A versão GLi, com motor 1.8 e câmbio CVT, obteve um selo A e outro B do Inmetro. Seu consumo urbano é de 7,8 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina. O rodoviário é de 9,2 km/l e 13,2 km/l, respectivamente.

Mais destaques

O Chevrolet Cruze LT recebeu 8 estrelas do Latin NCAP: 4 para a proteção de adultos e 4 para a infantil, somando 68.98 pontos de 83 possíveis, uma nota 8,31 em segurança. Em consumo, teve um selo A e outro B no Inmetro. Seu consumo urbano é de 7,8 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina. O rodoviário é de 10,1 km/l e 14,6 km/l, respectivamente.


Da Honda, tanto o sedã City como o monovolume Fit obtiveram 9 estrelas de 10 possíveis, com nota máxima (5 estrelas) para proteção de adultos e 4 estrelas para crianças, além de dois selos B de eficiência energética do Inmetro. Mas o City foi melhor que o Fit tanto em segurança como em consumo.

De 63 pontos possíveis pelo Latin NCAP, o sedã obteve 57,88 pontos (nota 9,18) e o monovolume, 55,74 (nota 8,8). O consumo urbano do City é de 8,5 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina. O rodoviário é de 10,3 km/l e 14,5 km/l, respectivamente. O Fit cravou 8,3 km/l, 12,3 km/l, 9,9 km/l e 14,1 km/l, respectivamente.

Estes também foram bem

O sedã Virtus, da Volkswagen, foi muito bem nos testes de colisão: recebeu todas as 10 estrelas possíveis para proteção de adultos e crianças, com 75,56 pontos sobre um total de 83 (nota 9,10). Em matéria de consumo, porém, brilhou um pouco menos, com uma nota C e outra B. A versão mais econômica, a MSI com motor 1.6, tem consumo urbano de 8,2 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina. O rodoviário é de 9,5 km/l e 13,8 km/l, respectivamente.


O novato Toyota Yaris obteve 8 estrelas do Latin NCAP, sendo 4 para a proteção de adultos e 4 para a infantil, com 65,04 pontos de um total de 83 (nota 7,83). Em eficiência energética, levou duas notas B. A versão mais econômica, XL hatch com motor 1.3, tem consumo urbano de 8,4 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina. O rodoviário é de 10 km/l e 14,2 km/l, respectivamente.

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O Peugeot 208 teve 7 estrelas nos testes de colisão. A proteção de adultos levou 4 estrelas e a infantil, 3. Calculando os pontos obtidos nas duas provas, ele teria uma nota 6,79 em segurança. Mas o motor 1.2 de três cilindros teve excelentes notas de consumo, com dois selos A do Inmetro. Ele obteve consumo urbano de 9,6 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. O rodoviário foi de 10,7 km/l e 15,5 km/l, respectivamente.


O décimo carro da lista é o Ford Ka, na versão mais vendida, a hatch SE com motor 1.0. Ele recebeu 7 estrelas da Latin NCAP, sendo 3 na proteção de adultos e 4 na infantil. Como obteve 58,24 pontos de 83 possíveis, ele teria nota 7 em segurança. O consumo do motor de 1 litro recebeu uma nota A e uma B do Inmetro. O urbano é de 9,2 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina. O rodoviário é de 10,7 km/l e 15,5 km/l, respectivamente.

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