Com 22 anos de mercado, o Fiat Palio é uma dos carros usados que mantém seus status de queridinho nos corações dos consumidores brasileiros. Afinal, o icônico hatch da marca italiana ocupou a vice-liderança no segmento, com 35.275 unidades vendidas no primeiro semestre deste ano.
Ou seja, mesmo com seus bons anos nas costas, o Palio vende mais que o Mobi, o carro zero km mais barato da Fiat hoje, que emplacou 32.240 carros no período. A comparação pode ser injusta, uma vez que as versões mais recentes do hatch custam, em média, R$ 40 mil. Já o subcompacto novo parte de R$ 73.990. Entretanto, a lista de equipamentos não é tão diferente assim…
História do Palio no Brasil
Lançado em 1996, o Palio foi revolucionário em termos de design por suas linhas mais arredondadas, em uma época que os carros eram mais “quadradões”. De cara, fez um tremendo sucesso no mercado brasileiro pelo bom desempenho, a ergonomia, o baixo consumo e o preço acessível.
Ao longo dos anos, o hatch passou por diversas atualizações e mudanças de visual, além de algumas opções de motorização e versões mais esportivas. Além disso, aumentou a família com versões sedan, o Siena, e perua, que chegou como Palio Weekend, se tornou apenas Weekend no fim da vida e foi a última a sair de linha, em 2020.
Já o Palio deu seu último suspiro no final de 2017, quando a Fiat anunciou o fim de sua produção – as vendas, entretanto, seguiram até o início de 2018. O Argo, que chegou em meados de 2017 para substituir de uma vez o Punto e o Bravo, além do Palio, continua em linha até hoje.
Versões que são boas compras
Palio 1.0 Fire 2016
As versões com o famoso motor 1.0 Fire de até 75 cv e 9,9 mkgf e câmbio manual de cinco marchas sempre estiveram entre as mais vendidas na linha do hatch. O carro tinha entre suas grandes vantagens os bons níveis de consumo, rodando 8,7 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol, além de 12,2 km/l e ótimos 15,3 km/l nas mesmas condições, mas abastecido com gasolina.
Em termos de desempenho, acelerava até os 100 km/h em 13,4 segundos e atingia velocidade máxima de 157 km/h. Nas medidas, tinha 3,83 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,37 m, o que deixava o espaço para os passageiros de trás bem apertadinho. Maior que o de um Mobi (2,30 m), mas bem inferior ao do Argo, que tem 2,52 m, por exemplo. De acordo com a tabela Fipe, as médias de preço dessa versão ficam em R$ 32 mil.
Palio 1.4 Attractive 2017
A configuração Attractive 1.4 foi uma das últimas em linha do Palio. Com valores médios de R$ 42 mil hoje, conforme dados da Fipe, o hatch tem os traços da última reestilização pela qual o modelo passou. Também era ligeiramente maior, com 3,87 m de comprimento e 2,42 m de entre-eixos. Pareado ao câmbio manual de cinco marchas, seu motor 1.4 entregava até 88 cv e 12,5 mkgf com etanol. Assim, acelerava de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos e registrava máxima de 173 km/h.
O consumo também agradava, com médias de 8,6 km/l com etanol no percurso misto entre cidade e estrada e de 12,3 km/l quando abastecido com gasolina. Na lista de itens de série tinha equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado, freios ABS, airbag duplo, travas e vidros dianteiros elétricos, banco do motorista e volante com ajuste de altura e computador de bordo.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!