No mercado brasileiro, um hatch foi por anos a fio o mais vendido do País, e só poderíamos estar falando do VW Gol. Nascido em 1980, o modelo tinha originalmente o motor 1.3 boxer do Fusca, mas logo ganhou versões mais potentes, esportivas, perua, picape e por aí vai. Versátil, robusto e barato de manter, ficou em linha até 2022, quando deu lugar ao Polo Track. Além disso, é uma boa compra entre os usados.
Com três gerações de carroceria (G1, G2 e G5) e demais facelifts (G3, G4, G6, G7 e G8), o Gol ainda é o mais requisitado no mercado de usados, por exemplo. O modelo, somente no mês de julho deste ano, vendeu 71.286 unidades, superando com folga rivais históricos como os Fiat Palio e Uno, e até mesmo concorrentes modernos como Chevrolet Onix, com 33.500 vendas. Os dados são da Fenabrave.
O sucesso do Gol não é para menos: foram mais de 8,5 milhões de unidades produzidas em mais de 40 anos em linha. Além disso, o baixo custo de manutenção, a boa dirigibilidade e a robustez do conjunto motor/suspensão tem funcionado nas últimas décadas. Abaixo, separamos três versões que podem ser uma boa compra entre as opções no mercado de usados.
Linha G8
O último da família Gol é o modelo “Last Edition”, mas sua raridade custa caro, com preços às vezes dobrados em relação à média do mercado. Contudo, é possível levar um hatch da mesma geração, entre os anos-modelo 2021/2023, na faixa dos R$ 50 mil. Valores próximos do que diz a tabela FIPE: R$ 53.301, pela versão 1.0 MPI. O modelo rende até 84 cv e 10,4 mkgf no etanol, e a geração também contempla duas outras opções, mais raras: 1.6 e 1.6 Automática, essa com 120 cv.
Gol G5 1.6 Power
A chegada da linha G5 marcava a terceira e última geração do Gol no Brasil, e abandonando de vez a carroceria AB9, popularmente conhecida como bolinha, e seus facelifts (G3 e G4). O “Novo Gol” chegou ao mercado em 2008 como modelo 2009, e além do novo desenho, trazia duas motorizações: 1.0 8V flex de até 76 cv e 1.6 8V de até 104 cv. O destaque é para a versão Power, que além do motor 1.6 trazia bom nível de acabamento. Seu preço, segundo a FIPE é de R$ 28.625 pela versão 2009, e vimos anúncios que orbitam nessa faixa.
Linha G3 AP 1.6/1.8
Primeiro facelift da linha Bola, o Gol G3 é tido por muitos como um dos mais bonitos já feitos. Em 2003 marcou a história pela introdução da linha “Total Flex”, com tecnologia bicombustível. Com uma miríade de opções disponíveis, recomendamos as versões com motor AP 1.6 (92 cv), para os que buscam equilíbrio entre desempenho e economia, ou AP 1.8 (99 cv declarados), para quem prefere performance, por exemplo. Robusta e confiável, a mecânica aparece com preços acessíveis atualmente, geralmente atrelada a itens básicos como ar-condicionado e direção hidráulica, em modelos mais novos.
Como destaque, sugerimos a versão Power 1.6, cujo preço na FIPE é de R$ 18.428 (2004), mas encontramos modelos na faixa dos R$ 15 mil. Entretanto, por tratar-se de um modelo mais antigo, é necessário maior cautela na hora da compra. Por fim, além da questão documental, é importante checar itens estruturais como assoalho, pontos de ferrugem e vida útil do conjunto motor/câmbio.
O Jornal do Carro também está no Instagram!