Você está lendo...
Nova plataforma de carsharing conta com modelos da BMW e Mercedes
Mercado

Nova plataforma de carsharing conta com modelos da BMW e Mercedes

IturanMob foca em disponibilizar estrutura de carsharing para empresas e locadoras; plataforma para pessoas físicas virá no segundo semestre

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

11 de fev, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

carsharing
Carsharing terá modelos como BMW i3 elétrico no seu portfólio
Crédito:Divulgação/IturanMob

Nos últimos anos, serviços que visam facilitar a mobilidade urbana, como o carsharing e o carpooling, surgiram mundo afora. Pouco a pouco, vem crescendo no Brasil também. A Ituran, empresa de rastreamento veicular, é mais uma a entrar nessa onda. No início de fevereiro, nasceu a IturanMob, focada no compartilhamento de veículos. Trata-se de uma parceria com a startup MobLab.

A IturanMob vai operar na cidade de São Paulo, primeiramente. O foco será o mercado corporativo, com veículos do segmento premium. No segundo semestre, a empresa entra no segmento de pessoas físicas.

Divulgação/IturanMob

Publicidade


Digitalização das locadoras de menor porte

Os carros que fazem passam a fazer parte do programa recebem um “kit mobilidade”. Ele contém o módulo de rastreamento (pelo qual o grupo é mais conhecido), e faz a integração da eletrônica veicular à plataforma de compartilhamento. Dessa forma, os processos de retirada do carro, pagamento e devolução, são feitos de forma digital.

“As locadoras podem oferecer um serviço digitalizado, via app Android ou iOS. Dessa forma, eliminamos a burocracia dos serviços de locação, facilitando a vida dos clientes”, diz Paulo Henrique Andrade, CEO da IturanMob. “As locadoras também passam a ter acesso a pontos estratégicos que iremos disponibilizar. Dessa maneira, podem concorrer com as grandes redes.”

Serão de oito a dez pontos para retirada e devolução dos veículos, distribuídos por toda a capital paulista. Além disso, as locadoras ainda contarão com serviço de abastecimento e limpeza dos carros.


Frotas corporativas

Já para as empresas, o grande benefício do carsharing é o melhor uso de sua frota durante o horário de trabalho. Afinal, os veículos ficam parados a maior parte do tempo. Além disso, o sistema permite o compartilhamento fora do horário de serviço e em finais de semana, para uso particular.

mercedes-amg
MERCEDES-BENZ/DIVULGAÇÃO

As empresas que contratam a IturanMob é que definem as regras para o compartilhamento dos carros. Por exemplo, a cobrança pode ocorrer de acordo com o setor do funcionário, se o uso for a serviço. Ou pode ser direta com o funcionário, no caso do uso privado.


Além disso, também existe a opção da criação um programa de carona entre os funcionários, usando os veículos compartilhados da empresa. As primeiras operações da IturanMob tem modelos como o BMW i3 (100% elétrico) e Mercedes-Benz GLC, blindados. Até o final de 2022, a expectativa é que a frota chegue a 20 mil carros em seu portfólio.

Cliente pessoa física

No segundo semestre, a IturanMob irá atender pessoas físicas. Os carros também receberão o “kit mobilidade” e vão contar com uma plataforma digital, que as disponibilizará para compartilhamento. Primeiramente, os clientes da Ituran receberão convite para participar.



Um diferencial das demais empresas de carsharing é o serviço de rastreamento e recuperação de veículos. Além disso, o dono pode limitar a área em que a oferta é feita. Por exemplo, ele pode disponibilizar o carro somente para vizinhos do seu condomínio. Ou em um raio máximo de um quilômetro.


Não há preços definidos, ainda. Mas, inicialmente, é certo que o serviço deverá operar com pacotes de seis, doze e 24 horas. Posteriormente, outros planos devem ser lançados.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião