Você está lendo...
Central multimídia tem novas funções
Tecnologia

Central multimídia tem novas funções

Android Auto e CarPlay facilitam uso da central e conectam o celular ao sistema do carro

Igor Macário

07 de mar, 2018 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Android Auto tem funções úteis e centenas de aplicativos compatíveis/ Crédito: Zackary Canepari/The New York Times
Crédito:

Usar uma central multimídia nem sempre é tarefa das mais simples. Menus complicados e vários passos para realizar uma única ação podem ser capazes de tirar a paciência de qualquer usuário. A boa notícia é que muitas centrais já vêm com Android Auto e Apple CarPlay instalados – é o chamado espelhamento. Os sistemas operacionais das duas gigantes de tecnologia são bem simples de utilizar e facilitam a vida a bordo.

De série nas centrais multimídia que equipam carros como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, o espelhamento pede apenas que o celular seja plugado na entrada USB do veículo. A partir daí, a tela de Android Auto ou CarPlay substitui o sistema de cada marca e oferece funcionalidades próprias.

ANDROID AUTO

O sistema da Google é compatível com qualquer smartphone que rode Android a partir da versão 5.0. Ao conectar o dispositivo na porta USB, o telefone ficará com a tela preta, e o Android Auto aparecerá na central multimídia. O usuário poderá usar comandos de voz para fazer ligações e até responder mensagens de texto.

Publicidade


A barra inferior concentra atalhos para navegador, aplicativos de música, chamadas telefônicas e um botão para voltar à tela inicial. São centenas de aplicativos compatíveis com o sistema, entre tocadores de música, mensageiros, podcasts, navegação por GPS e rádios digitais.

Um dos grandes atrativos do Android Auto é rodar o Waze, recurso não disponível no CarPlay. Ao abrir o aplicativo de mapas na tela do carro, todos os endereços já usados, ou favoritos, estarão disponíveis para navegação, tal qual ficam no telefone. Para inserir um novo destino, a melhor maneira é usar o comando de voz. O sistema também roda o Google Maps com as mesmas funções.

Na aba de música, o usuário pode escolher entre usar o Google Play Música ou o Spotify. Eles reconhecem as listas de músicas ouvidas no telefone e as reproduzem no carro.


Apple tem menos aplicativos, mas visual é mais limpo e simples/ Crédito: Chevrolet
CARPLAY

O sistema da Apple funciona de forma parecida. Basta ligar um iPhone (a partir do 5) na entrada USB para o CarPlay aparecer na tela. Diferentemente da Google, a Apple praticamente repete a tela de início dos telefones na central multimídia. Os ícones são parecidos e o uso é um pouco menos complexo que o do Android Auto.

As funções são semelhantes. No entanto, o CarPlay restringe o aplicativo de mapas e navegação ao Apple Maps. Já as músicas podem ser tocadas de Spotify, Tidal, Apple Music e Google Play Música.


Há ainda aplicativos de notícias e até compras online, como o da Amazon, que podem ser usados pela tela do carro.

Além das centrais originais dos carros, alguns equipamentos de marcas como Pioneer, JVC e Sony também têm os sistemas instalados.

 


VEJA TAMBÉM: TECNOLOGIAS PARA CARROS QUE NÃO FORAM PARA FRENTE

Deixe sua opinião