Redação

12/06/2018 - 3 minutos de leitura.

Chefe da Audi vira réu no ‘Dieselgate’

CEO da Audi, Rupert Stadler se tornou réu no caso de fraude cometida pelo Grupo Volkswagen

CRÉDITO: Lukas Barth/EFE Crédito: EPA8891. INGOLSTADT (ALEMANIA), 09/05/2018.- Foto de archivo del máximo responsable del fabricante automovilístico Audi, Rupert Stadler, antes del inicio de la junta general de accionistas de Audi en Ingolstadt, Baviera (Alemania) el 9 de mayo de 2018. La Fiscalía Estatal de la ciudad alemana de Múnich (sur) anunció hoy, 11 de junio de 2018, que investiga a Stadler por presunto fraude en relación con el caso de manipulación de emisiones contaminantes. EFE/ Lukas Barth

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O “dieselgate” continua dando desdobramentos no Grupo Volkswagen. Agora, o CEO da Audi, Rupert Stadler, foi declarado réu no caso fraude a testes de emissões de poluentes (em carros com motores a diesel).

A acusação foi feita pela promotoria de Munique, na Alemanha. Stadler é o executivo de maior poder ainda trabalhando no Grupo Volkswagen que foi acusado no processo.

Na manhã desta segunda-feira (11), o apartamento do executivo foi alvo de uma ação promotoria em parceria com a polícia alemã. Além dele, um outro membro do conselho da Audi, Bernd Martens (vice-presidente de compras), passou pela mesma ação.

Continua depois do anúncio

O CEO e o chefe de compras da marca de Ingolstadt são investigados por fraude e falsificação de documentos públicos relativos à venda de carros a diesel na Europa. Martens seria o responsável por uma força tarefa na Audi criada para lidar com o caso em parceria com a VW.

Stadler teria sido implicado em todo o caso de fraude dos motores por dois engenheiros que foram investigados e interrogados.

Entenda o dieselgate

Em 2015, a Volkswagen foi acusada de usar um dispositivo que permitia a seus motores a diesel enganar as medições de emissões de poluentes. Assim, em uma condição de teste, os motores passavam a impressão de estarem dentro da lei. Porém, em condições reais de uso, eles emitiam até 40 vezes mais particulas poluentes no ar.


Modelos da Volkswagen, Audi, Porsche, Seat, Skoda e VW Comercial estavam envolvidos. Esses carros eram equipados com motores quatro-cilindros e V6 turbodiesel. No Brasil, o único carro envolvido foi a picape Amarok. Isso rendeu uma multa do Ibama de R$ 50 milhões por fraude e o pagamento de 1 bilhão aos proprietários das picapes. A Volkswagen está recorrendo.

Além disso, a companhia se viu obrigada a fazer um recall das 17.057 unidades envolvidas. Os exemplares foram produzidos entre 3 de dezembro de 2009 e 11 de novembro de 2011.

Notícias relacionadas

Mercado

VW busca Fiat, BYD perto de Honda e Nissan: ranking das marcas

Notícias

Strada líder, Hilux e Ranger sobem: veja as picapes mais vendidas

Notícias

Aceleramos o Porsche 718 Spyder RS, último com motor boxer

Mercado

T-Cross lidera e Tracker sobe; os 15 SUVs mais vendidos de abril

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS