Você está lendo...
Chefe da Porsche é novo presidente da VW
Mercado

Chefe da Porsche é novo presidente da VW

Matthias Mueller assume o posto deixado por Martin Winterkorn; empresa faz várias mudanças em sua cúpula

25 de set, 2015 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Chefe da Porsche é novo presidente da VW
Executivo de 62 anos está à frente da Porsche desde 2010

Atual número 1 da Porsche, Matthias Mueller foi nomeado nesta sexta-feira (25) o novo presidente mundial do Grupo Volkswagen. O executivo substitui Martin Winterkorn, que deixou o posto na quarta-feira (23) por causa do escândalo da fraude aos testes de emissões nos Estados Unidos e na Europa – envolvendo cerca de 11 milhões de veículos.

Mueller, de 62 anos, assumiu a Porsche em 2010. Antes disso, era o chefe de estratégias de produto do Grupo Volkswagen. O nome de seu substituto na fabricante de carros superesportivos ainda não foi revelado.

Publicidade


O executivo disputou o cargo com Herbert Diess, presidente da marca Volkswagen, e Rupert Stadler, da Audi. O nome de Mueller era defendido pela família Porsche, que tem diversos integrantes no conselho do Grupo Volkswagen.

De acordo com o presidente interino do conselho da empresa, Berthold Huber, Mueller é “uma pessoa que se destaca pelas grandes estratégias, empreendedorismo e competência social.”

Já o executivo afirmou que, sob sua liderança a Volkswagen trabalhará arduamente para desenvolver e implementar rigorosas normas de conformidade e governança.


Reestruturação. Além da nomeação de Mueller, houve outras mudanças na cúpula da empresa.Ao contrário dos prognósticos, o presidente da operação dos Estados Unidos, Michael Horn, será mantido em seu cargo. Foi naquele país que o escândalo estourou.

Desde o início da polêmica, na semana passada, Horn tem sido defendido pela rede de concessionários dos Estados Unidos. Porém, criou-se uma nova unidade de negócios para a América do Norte, incluindo também México e Canadá. O presidente dessa operação Winfried Vahland, atualmente número 1 da Skoda.

Para a presidência da Skoda foi designado Bernhard Maier, vice-presidente da Porsche para vendas e marketing.


Ocupante da mesma função, mas no Grupo Volkswagen, Christian Kingler está deixando a função. Para seu lugar foi designado Juergen Stackmann, presidente da Seat, que será substituído por Luca De Meo, vice-presidente de vendas e marketing da Audi.

Deixe sua opinião