Você está lendo...
Chery anuncia produção de veículos elétricos na Argentina
Notícias

Chery anuncia produção de veículos elétricos na Argentina

Confirmação da nova fábrica da Chery na Argentina é do presidente chinês da montadora. Unidade terá foco em carros elétricos

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de mai, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Chery
Chery eQ5
Crédito:Chery/Divulgação

A Chery confirmou que vai construir uma nova fábrica na Argentina. Porém, ao contrário de 2008 e 2009, quando houve conflito de informações, agora a notícia vem da própria montadora na China. O anúncio é do presidente da Chery, Yin Tongyue. No passado, outros dois anúncios foram feitos pelo empresário Franco Macri, falecido em 2019. Macri é o fundador do Grupo Socma, que representa a Chery no país.

Revelada à imprensa argentina pelo Argentina Autoblog, a confirmação do executivo chinês não revela o valor do investimento. Também não se sabe a data de início de produção, bem como o local de implantação da fábrica. Nos anúncios anteriores, a ideia era erguer uma lin ha de montagem em Buenos Aires (2008) e em Chaco (2009).

Publicidade


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Contudo, desta vez há um detalhe importante: a ideia é produzir veículos elétricos, beneficiando-se de incentivos fiscais concedidos no país.

No país vizinho desde 2008, a Chery da Argentina vende apenas veículos importados da China. Atualmente, oferece por lá os modelos QQ, Arrizo5, Tiggo 2, Tiggo 3, Tiggo 4 e Tiggo 5.

Chery
Tião Oliveira/Estadão

O negócio argentino

No Brasil, a Chery tem atualmente apenas um carro importado em sua gama — o Arrizo 5e, que é 100% elétrico. Mas em seu país de origem, a marca conta com os modelos EQ1 (foto acima), EQ2 e EQ5. Este último, no entanto, por ter projeto mais novo, tem mais chances de produção em solo portenho. Entretanto, ainda é cedo para falar de vendas no Brasil.

Por aqui, a Chery estreou em 2009, teve bons primeiros anos, mas acabou atingida pela crise econômica. Assim, desde 2017, a operação pertence ao Grupo Caoa, que atualizou toda a gama e deu uma guinada na marca.

Chery
Werther Santana/Estadão

Questionada pelo Jornal do Carro se há possibilidade de futura importação dos modelos elétricos produzidos da Argentina, a Caoa Chery, ressaltou a importância dessa iniciativa da Chery no país vizinho.

"No Brasil, temos a intenção de ampliar a oferta de tecnologias de motorização por meio de importação e desenvolvimento de novos produtos", afirma a marca, que, todavia, não descarta a possibilidade de trocas comerciais entre Brasil e Argentina.

Atualmente, a montadora com fábrica em Jacareí (SP) tem, no portfólio nacional, Tiggo 2, Tiggo 5X e Tiggo 7 (estes dois feitos na unidade do Grupo Caoa em Anápolis, Goiás), Tiggo 8, Arrizo 5 e Arrizo 6. Em breve, terá também o novo Tiggo 3X saindo da linha de montagem paulista.




Deixe sua opinião