A falta de carregadores domésticos e as longas viagens causam receio em proprietários de veículos elétricos (EVs). Nesse sentido, as baterias de estado sólido estão entre itens do futuro para os modelos a muitas montadoras. Sejam novas ou tradicionais, as marcas estão investindo nessa tecnologia. A fabricante chinesa Chery, por exemplo, é a mais recente a entrar na corrida. A marca anunciou que vai comercializar baterias de estado sólido no mercado a partir de 2026.
Durante a Conferência de Inovação Global da Chery, a empresa revelou que os protótipos têm uma densidade energética de 400 Wh/kg. Esse número deverá aumentar para 600 Wh/kg até 2025, permitindo que a marca comece a instalar essas baterias em seus veículos elétricos no ano seguinte. Assim, a produção em larga escala estaria prevista para 2027.
Com essa nova tecnologia, a Chery espera que seus carros elétricos alcancem até 1.500 km de autonomia com uma única carga. Apesar de diversas empresas estarem desenvolvendo baterias de estado sólido, ainda não há um veículo elétrico no mercado equipado com essa tecnologia. No entanto, modelos como o Nio ET7 e o IM L6, lançados este ano, já contam com baterias semi-estado-sólido, sinalizando o começo do uso pelo mercado de EVs.
As baterias superpoderosas da Chery
Além das baterias de estado sólido, a Chery fez outros anúncios importantes. A marca, por exemplo, desenvolveu três novas séries de baterias de lítio-ferro-fosfato e ternárias, tanto quadradas quanto cilíndricas. Elas são capazes de adicionar 400 km de autonomia com apenas 5 minutos de recarga. Todas registradas sob a marca Kunpeng.
O objetivo é usar. essas novas baterias de lítio-ferro-fosfato em EVs com autonomia variando entre 200 e 600 km em veículos híbridos plug-in (PHEVs) e, também, em híbridos elétricos de autonomia estendida (EREVs) com alcance de até 200 km. Já as ternárias quadradas são para EVs com autonomia entre 600 e 800 km. Ainda, as novas células cilíndricas poderão alimentar carros elétricos com até 1.200 km de autonomia em uma única carga.
O Jornal do Carro também está no Instagram!