Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

24/02/2023 - 5 minutos de leitura. Atualizado: 05/04/2023 | 11:06

Chery terá fábrica de carros elétricos na Argentina e pode fazer o iCar

Chery vai abrir fábrica de carros elétricos Argentina com capacidade para produzir 100 mil veículos até 2030; Caoa Chery iCar é candidato

Importado da China, Caoa Chery iCar tem autonomia de 280 km e projeto simples e acessível para ganhar produção na Argentina Crédito: ALEX SILVA/ ESTADAO

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Chery, montadora chinesa parceira do Grupo Caoa no Brasil, vai investir US$ 400 milhões (cerca de R$ 2,05 bilhões) para construir uma fábrica de carros elétricos e baterias na Argentina. De acordo com o jornal chinês Global Times, a Embaixada da Argentina na China divulgou as informações em uma rede social chinesa. Em seguida, um representante da Chery viajará à Argentina para definir plano de construção, local e parceiros.


Leia Mais


EXCLUSIVO: COMO É O CAOA CHERY ICAR, ELÉTRICO MAIS BARATO DO BRASIL

Fábrica da Chery vai fazer até 100 mil carros elétricos por ano

Por enquanto, o que se sabe é que a Chery já tem uma parceria com a Gotion High tech Co. Trata-se de uma empresa chinesa de baterias que tem base de operações no norte da Argentina. Nesta região, o país vizinho tem uma zona de extração de lítio. E o governo argentino pretende, portanto, explorar o local nos próximos anos para alavancar a economia do país.

Continua depois do anúncio

Dessa forma, a Gotion High tech deve abastecer não só a nova unidade da Chery, bem como outras fábricas na Ásia e Europa. E com isso, a Chery espera que a Argentina, junto com a fábrica da Caoa Chery em Anápolis (GO), no Brasil, abasteçam a América Latina. A montadora chinesa projeta gerar 6 mil empregos diretos com a fábrica e, a partir de 2030, produzir 100 mil veículos elétricos por ano.

Fábrica da Chery na China (Divulgação/Chery Automobile)

Expansão de planos de eletrificação

A Chery é atual líder na produção de carros de passeio na China, bem como a segunda montadora no ranking geral de emplacamentos. Em 2022, foram 452 mil veículos exportados de lá para várias partes do mundo, incluindo o Brasil.


Aqui, onde a Caoa Chery produz na fábrica de Anápolis (GO), foram 35.035 unidades entregues em 2022, conforme dados da Fenabrave. Nos últimos meses, a empresa não só ampliou a oferta de modelos eletrificados, como registrou quatro novos carros elétricos no País. Entre eles o SUV Omoda 8 (abaixo), cotado para estrear uma nova linha de SUVs.

Patentes do elétrico Chery Omoda 8 registradas no Brasil (INPI/reprodução)

Caoa Chery iCar pode ser o elétrico feito na Argentina

Ainda é cedo para estabelecer que carros serão feitos no país vizinho com a nova fábrica. Mas certamente o Caoa Chery iCar, que estreou em 2022 no Brasil, é um forte candidato a ganhar produção na Argentina. O pequeno hatch tem, por exemplo, construção superleve e carroceria feita com alumínio e plástico de engenharia. Além disso, é hoje um dos carros elétricos mais acessíveis do Brasil. Ou seja, é simples e mais barato para ter volume e preço.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Haval H6 GT: SUV híbrido da GWM roda 1.000 km com um tanque

Notícias relacionadas

Notícias

Toyota Hilux abandona aerofólio em versões mais caras por problema na peça

Notícias

Novo Honda City surge camuflado em testes e chega em breve

Notícias

GWM reduz custo de revisão na linha Haval H6; veja os valores

Segredos

Novo Jeep Compass será híbrido e elétrico e chega em 2026

OFERTA EXCLUSIVA

Caoa Chery Tiggo 7 PRO Hybrid Max Drive

Ver agora