A Chery escolheu Jacareí, a 82 km de São Paulo, para instalar sua fábrica no País, um investimento de US$ 700 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão). Será a primeira empresa chinesa a produzir carros em território nacional. No fim do mês, executivos da matriz da companhia virão ao Brasil para assinar o protocolo de entendimento com a prefeitura da cidade.
A fábrica será instalada na Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, segundo fontes do mercado. O início das operações está previsto para 2013. A capacidade inicial será de 150 mil a 170 mil unidades por ano.
O investimento será bancado pela própria matriz chinesa, que vai abandonar a parceria com o grupo brasileiro JLJ, de Salto (SP), atual importador dos modelos Chery.
O primeiro produto será um carro pequeno, identificado como projeto S18, na faixa de Gol e Palio, que está sendo desenvolvido na China. A operação começará com a importação de kits (CKDs), que serão montados localmente. A nacionalização de peças ocorrerá de forma gradual.
Um grupo de fornecedores de componentes da China também negocia a entrada no Brasil não só para abastecer a Chery, mas também outras montadoras.
Atualmente, a Chery vende no mercado brasileiro o Face, que tem versões hatch e sedã, e o utilitário-esportivo Tiggo.