Em meados dos anos 1990, o Brasil recebia o Chevrolet Blazer. Um SUV que se destacava pelo visual moderno (à época), pelas linhas robustas, bem como pelo motor V6. Mas, agora, a história é outra. Além de não ter mais qualquer parentesco com a picape S10, o utilitário é 100% elétrico. O preço ainda não foi anunciado, mas a GM está confiante e aponta os dois concorrentes diretos na sua visão: BMW iX3 e Porsche Macan elétrico.
Ou seja, o Chevrolet Blazer EV deverá ter preço muito próximo do Ford Mustang Mach-E, que também veio com proposta de disputar com elétricos de marcas premium. O modelo da arquirrival tem preço sugerido de R$ 486 mil.
Chevrolet Blazer EV no lugar do Bolt
Com sobrenome EV (de Electric Vehicle), o Blazer vem preencher a lacuna deixada com a saída do Bolt, que teve a produção encerrada no fim de 2023. Importado do México, o novo SUV elétrico começou a desembarcar o primeiro lote em junho e, assim, chegará em breve à rede de concessionárias da marca no País. Por aqui, o modelo promove a estreia a plataforma Ultium, que dará origem à nova safra de carros elétricos da marca.
Esta nova arquitetura se destaca por ser flexível e oferecer diferentes opções de motores, de tração e de módulos de bateria. Por falar nelas, as baterias Ultium, segundo a GM, entregam maior autonomia, durabilidade e recargas mais rápidas em relação às do Bolt. A nova base também inclui tecnologias como atualizações remotas, construção simplificada e maior eficiência na reciclagem de materiais.
O pacote de baterias do Blazer EV, por exemplo, tem 12 módulos e capacidade total de 102 kWh. O componente permite velocidade de recarga de até 22 kW em corrente alternada (AC) e de 190 kW de potência em corrente contínua (DC).
Autonomia
Em relação ao alcance, de acordo com as medições do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o Chevrolet Blazer EV é capaz de percorrer 486 km com a carga completa. É pouca diferença em relação aos cerca de 518 km registrados nos EUA, conforme o ciclo EPA – usado no mercado norte-americano.
Visual
O novo Chevrolet Blazer EV tem estilo esportivo, com rodas de liga leve de 21″ e desenho moderno. Na frente, destacam-se os faróis de LEDs que se conectam à grade frontal – também iluminada. Atrás, as lanternas têm formato de bumerangue. Além disso, tem passagem de ar nas caixas de rodas da frente, para ajudar a reduzir o coeficiente de arrasto. O rack de teto é de série. No Brasil, o SUV virá na versão topo de linha RS, com motor elétrico de 347 cv de potência e 44,9 mkgf de torque máximo imediato.
Interior
Na cabine, o destaque é o multimídia com tela de 17,7″ levemente voltada ao motorista. Uma curiosidade: o display do Blazer EV não tem conexão com Apple CarPlay e Android Auto, conforme decisão recente da GM, de oferecer sistema próprio de espelhamento para smartphones.
Ademais, o quadro de instrumentos digital tem outra tela, de 11″, e o há Head-Up Display, que projeta no para-brisa dados de condução. No acabamento, o SUV mostra qualidade, com vasto revestimento de couro na cabine. As saídas de ar-condicionado têm formato redondo e dá um toque esportivo. Por fim, o Blazer EV tem frenagem automática de emergência, assistente de baliza, detector de pedestres, entre outros sistemas ADAS, de assistência à condução.
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