No mês passado, a Chevrolet divulgou que as primeiras unidades do Blazer EV já desembarcaram no País, no porto de Vitória (ES). Além disso, em maio, o SUV já havia sido flagrado rodando em testes pelas ruas brasileiras. O SUV erá o primeiro carro disponível por aqui com a plataforma Ultium, que dará origem à nova safra de elétricos da marca.
Um dos destaques da plataforma é ser flexível, podendo ser aplicada em diferentes configurações de carroceria, e com um conjunto customizado de motores, modos de tração e módulos de baterias. Elas possuem uma composição química mais avançada para maior capacidade de armazenamento de energia, proporcionando maior autonomia, maior velocidade de recarga e maior durabilidade, permitindo assim uma experiência de recarga muito mais rápida, por exemplo.
Plataforma Ultium permite flexibilidade na produção de veículos
Projetada para uso global, a tecnologia Ultium oferece a flexibilidade e a modularidade ideal para atender os principais mercados onde a empresa atua. No formato de placas verticais, as células ajudam a aproveitar o máximo de espaço em cada módulo. Assim, podem ficar enfileirados na horizontal para carros mais baixos (carros e crossovers) ou na vertical para carros mais altos (picapes e grandes utilitários) no assoalho da plataforma – o que traz vantagens em aproveitamento de espaço da carroceria e na distribuição mais uniforme de peso entre os eixos.
Plínio Cabral, diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul, explica que uma das vantagens da tecnologia Ultium é a possibilidade de construir modelos com mais de um motor e diferentes tipos de trações, bem como eficientes sistemas de regeneração de energia, por exemplo. Em relação às atuais opções de propulsores, destacam-se os de 180 kW (245 cv) e de 255 kW (345 cv), que podem equipar individualmente os carros ou de maneira combinada, inclusive com um motor assistente de tração de 62 kW (84 cv) para agregar potência, dependendo da aplicação.
Como é o Chevrolet Blazer EV
No Brasil, o Blazer EV entrará no portfólio da Chevrolet no lugar do Bolt, primeiro elétrico da marca no País, que já deixou a linha de produção. Em relação ao visual, o SUV tem linhas modernas, com design marcado principalmente pelos faróis de LEDs que se conectam à grade frontal também iluminada. Destaque também para as lanternas em formato de bumerangue. Para dar um ar de esportividade, tem um perfil parrudo e linhas agressivas, como a passagem de ar nas caixas de rodas da frente. Sob o capô, a versão RS tem motor de 345 cv e 44,9 mkgf de torque. Por aqui, o modelo deverá ter 481 km de alcance elétrico, conforme medição do Inmetro.
Por dentro, central multimídia de 17,7″ levemente inclinada para o motorista, que terá elementos nativos e não oferecerá conexão com Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda quadro de instrumentos digital de 11″ e head-up display. Por fim, tem revestimento de couro e saídas de ar arredondadas dão um toque diferenciado. Além disso, entre as tecnologias, tem frenagem autônoma de emergência, estacionamento automático, detector de pedestres, entre outros sistemas de assistência à condução.
O Jornal do Carro também está no Instagram!