Em junho de 2020, noticiamos o fim do Chevrolet Camaro. Não para agora, mas para 2023. O motivo seria a queda das vendas do modelo nos últimos anos. Na época a marca negou a afirmação e disse que o modelo seria mantido, inclusive ganhando alterações que você pode conferir no vídeo abaixo.
Agora, novas notícias sobre o fim do Camaro chegam, com um tempo um pouco mais longo para o “canto do cisne” ocorrer: 2026. As informações são da publicação australiana, Wheels. A argumentação da publicação é que, como o muscle car vai retornar para o mercado australiano para competir no Campeonato de Supercar em 2022, não faz sentido encerrar a vida do modelo nas ruas e mantê-lo nas pistas.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seQueda nas vendas é o motivo do possível fim
Nos Estados Unidos, o maior mercado do Camaro, no terceiro trimestre de 2020, ele vendeu 22.226 unidades. Para o padrão, a Chevrolet considera vendas tímidas. Se comparado ao ano anterior, é o um recuo de 39,6% no mesmo período. Como comparação, o rival Ford Mustang vendeu quase o dobro durante o mesmo período.
Se realmente deixar de ser produzido, será a segunda interrupção, ou fim realmente, do Camaro. A primeira vez que ele deixou de ser produzido foi entre 2004 e 2009.
Nesse hiato, a GM não tinha confirmado o retorno de uma nova versão às ruas e o carro simplesmente deixou a lacuna. O retorno se deu com o “Camaro Transformers”, como ficou conhecido e que foi o primeiro importado oficialmente ao Brasil.
Camaro 2020 no Brasil
Ele chegou ao País em outubro de 2020. O cupê agora sai por R$ 381.700 e o conversível por R$ 427.200. Em outubro custavam 377.900 e R$ 422.900, respectivamente. E quando chegaram já vieram cerca de R$ 11 mil e R$ 14,5 mil mais caros que o Camaro 2020 com o visual antigo.
O Camaro 2020 tem faróis de LEDs com ajuste automático de altura, sete air bags, alerta de ponto cego, bancos com ajuste elétrico e sistema de aquecimento e refrigeração. Completam o pacote, câmera traseira integrada ao espelho retrovisor, alerta de tráfego cruzado, teto solar e sistema de som Bose.
A mecânica é a mesma. O V8 6.2, aspirado, a gasolina, que entrega 461 cv e 62,9 mkgf. O câmbio é o automático de dez marchas criado em parceria com a Ford e que também equipa o Mustang. O V8 tem sistema de desativação de até quatro cilindros em velocidade de cruzeiro para economizar combustível.
O Camaro 2020 traz ainda controle de largada, vetorização de torque, controles de tração e estabilidade e o modo “Circuito”, para uso em pista. Os outros três disponíveis são o Passeio, Esporte e Neve/Gelo.