Vira e mexe tem alguém encontrando carros antigos abandonados por aí. Desta vez, a raridade atende pelo nome de Chevrolet Chevelle SS. O modelo LS6, de 1970, está desde 1978 parado em um elevador de uma garagem nos Estados Unidos.
A raridade foi encontrada pelo especialista em Chevelle SS, Patrick Glenn Nichols. O norte-americano percebeu que o único detalhe do esportivo que foge à originalidade é a pintura, que tem listras laranjas em vez de brancas. O tom avermelhado da carroceria, entretanto, segue o padrão de fábrica. E não tem sequer ferrugem. Mesmo com muita poeira, foi constatado que lataria, o motor e a transmissão estão em perfeito estado de conservação.
A ideia é que o modelo volte às ruas em breve, assim que passar por restauração. Confira, abaixo, o vídeo do encontro.
História do carro
O Chevelle chegou ao mercado dos EUA em 1963 para brigar pela clientela com adversários como o Ford Fairlane e, dessa forma, tornou-se um dos maiores sucessos da Chevrolet na época. Ficou em linha até 1977 e passou por três gerações.
Originalmente, o modelo vinha com motor 6.5 V8. Mas, numa época em que não se falava em sustentabilidade, a litragem do propulsor foi aumentando cada vez mais e, na década seguinte, o Chevelle já oferecia um agressivo propulsor 7.4 litros.
Na versão LS6, como o exemplar encontrado, o Chevelle extrai 450 cv a 6.500 rpm do motor V8, que traz carburador Holley. O câmbio, por sua vez, tinha opção manual de quatro marchas ou automático de três velocidades. O torque fica em 69,1 mkgf a 3.600 rpm.
Durou pouco
A configuração LS6 durou até 1971 com saldo de 4.475 unidades fabricadas. Não há registros, entretanto, de quantos modelos pertenciam ao segmento cupê, afinal, o modelo tinha também opções conversível, sedã e perua.
No mercado norte-americano, os cupês SS LS6 podem, então, custar mais de US$ 120 mil (quase R$ 670 mil na conversão direta). Após a restauração, e com estado de 0-km, essa unidade específica pode valer ainda mais.